SOBRASA e Mormaii realizam primeiro SURF-SALVA em Florianópolis

Matéria no site Mormaii http://www.mormaii.com.br/noticias/surf-salva-no-aragua

Saber como proceder na hora de ajudar um amigo, familiar ou desconhecido em situações de risco no mar é um dos grandes diferenciais dos verdadeiros surfistas.

Pensando nisso, a SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático), e a Mormaii organizaram nesse sábado, dia 16 de maio, o Surf Salva, no CDC Aragua, na Praia Mole, em Florianópolis. Contaram com o importante apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e seu Cmte Cel Onir Mocellin.

O curso, com inscrições gratuitas, teve o intuito de orientar os surfistas frente a situações de prevenção e socorro a afogamentos e foi ministrado pelo Dr. David Szpilman, diretor médico da SOBRASA e Tenente Coronel Médico do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Maj Fabio Braga(RJ), Ten Fregapani (SC), SDs Rafael e Noé(SC).

As atividades aconteceram nas instalações do Centro Desportivo e Cultural Aragua, contaram com 60 inscritos e ocorreram entre às 9h e às 13h, com excelente aproveitamento por parte de todos.

“O Surf Salva é um projeto que multiplica os braços dos guarda-vidas em todo litoral do Brasil. Ele é voltado para surfistas, pessoas que estão sempre nas praias e, efetivamente, já realizam salvamentos. O curso é rápido, com 3 à 4 horas de aulas, é alegre, divertido e prático. A SOBRASA busca com isso ajudar a reduzir o número de afogamentos e mortes no país”, afirma Dr. Szpilman.

Entre os temas abordados estavam ítens de fundamental importância para efetivação de resgates, como por exemplo: PREVENÇÃO na hora de surfar e com outros surfando ou como banhistas na praia, trabalho conjunto entre guarda-vidas e surfistas; Socorro com prancha dentro d’água a vítimas conscientes e inconscientes; Como e quando realizar o boca-a-boca dentro d’água; Como transportar d’água para a areia; Como iniciar o suporte básico de vida na areia (ressuscitação cárdio-pulmonar e os graus de afogamento); Medidas de prevenção a afogamentos; entre outros.

Para José Filomeno Neto, o Netão, chefe de equipe da Mormaii e diretor técnico do CDC Aragua, o curso é de fundamental importância para os surfistas. “Fico muito feliz de termos oferecido o Surf Salva aqui no Aragua, temos uma proposta muito forte voltada para educação e ajudar os outros através de salvamentos é algo fundamental para o surfista. Isso mostra que o surf tem muito mais a oferecer que apenas o prazer, mas pode ser uma ferramenta muito importante de auxílio ao próximo.”

Para conhecer o Aragua, visite o local na Praia Mole, em Floripa, ou acesse o site para mais informações.

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secretário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com