logo




ALUNOS
Repetirão a primeira aula. Neste caso o professor pergunta e as crianças respondem e demonstram o que aprenderam na aula dentro da água ou no entorno da piscina participando ou não das mesmas atividades/brincadeiras da primeira aula.
(víideo em elaboração)

PAIS e RESPONSÁVEIS
São convidados a assistirem a palestra de segurança com vídeo educativo Piscina+Segura, debate e discussão enquanto as crianças participam da segunda aula de segurança.
Obs.: Durante o treinamento é importante que os professores dos alunos assistam à mesma palestra que será oferecida aos pais, pois, além de poderem tirar as dúvidas dos pais/responsáveis no dia a dia, eles poderão, em algum momento, ministrar a palestra para outro grupo de pais.

Sugestão de planejamento aos professores para a palestra os pais
Em caso do professor atuar ministrando aulas sozinho (opções):
a.Junte duas turmas para realizarem a aula prática e na sequência ministre a palestra para os responsáveis e alunos juntos ou enquanto os alunos trocam de roupa.
b.O coordenador da academia ou dono ministrar a palestra para os responsáveis e o professor ministra a aula prática.

Em caso dos professores atuarem em dupla
a.Um profissional fica na piscina com a parte prática e o outro ministra a palestra para os responsáveis.

Sugestão de palestra usando o vídeo PISCINA + SEGURA
ANTES DE COMEÇAR O VÍDEO
Essa semana estamos trabalhando a CAMPANHA PISCINA + SEGURA com crianças e pais / responsáveis.
Esta campanha visa orientar a prevenção de acidentes em piscinas.
A piscina é um local divertido, mas que esconde perigos que podem ser fatais.
Eu vou passar agora um vídeo informativo e vamos parando para conversar um pouco a respeito de cada tópico abordado.
(víideo em elaboração)

ROTEIRO DA PALESTRA AOS PAIS UTILIZANDO O VÍDEO ACIMA
INÍCIO DO VÍDEO
1ª PARADA – 0.10 min
No Brasil cerca de 6500 pessoas morrerão afogadas este ano e na sua maioria esses afogamentos ocorrerão na frente de amigos ou parentes que por desconhecimento das regras básicas de segurança deixam de evitar ou ajudar quando eles acontecem.

2ª PARADA – 0.16
O afogamento é a 2ª causa de morte entre crianças de 1 à 9 anos , 3ª na faixa de 10 à 19 anos e a 4ª causa na faixa de 20 à 29 anos . Até ótimos nadadores podem morrer afogados.

3ª PARADA – 0.29
65 % dos casos de afogamentos ocorrem em água doce e 50% de todas as mortes de crianças de 1 a 9 anos ocorrem em piscinas. Volta e meia a mídia divulga notícias de afogamentos em piscinas de creches, clubes e residências. Esses acidentes acontecem o tempo todo e podem acontecer ao nosso lado. Você sabe como evitar?

4ª PARADA – 0.38
A SEMANA PISCINA+SEGURA propõe ensinar 5 atitudes básicas de segurança para as crianças e para os pais/responsáveis , a fim de diminuir essa triste estatística. ÁGUAS
A tenção 100% no seu filho(a) a distância de um braço mesmo na presença de um guarda-vidas.
Guarda-vidas certificado por entidade reconhecida pela Sobrasa para cada piscina devidamente equipado com seu flutuador de resgate ou um professor de natação com treinamento em emergências aquáticas durante o horário de aula. (Não se aplica a piscinas residenciais)
Urgência – Aprenda como agir em emergências aquáticas. O uso de cilindro de oxigênio é restrito ao guarda-vidas e deve estar em local visível e a disposição na área da piscina.
Acesso restrito a(s) piscina(s) com uso de grades ou cercas transparentes com portões auto-travantes a uma altura que impeça crianças de entrar no recinto da piscina sem um adulto.
Sucção de cabelo e partes do corpo deve ser evitado com uso de ralo(s) anti-aprisionamento, redução da sucção por ralo e precauções de desligamento do funcionamento da bomba.

5ª PARADA – 0.49
A – O passo mais importante na prevenção desse tipo de acidente é a ATENÇÃO 100 % nas crianças. Crianças não podem ser deixadas sozinhas nem por 1 minuto. Mesmo aquelas que já sabem nadar ou com uso de bóias não estão imunes ao risco de um acidente.
Uma ideia interessante num momento de festa, por exemplo, é nomear um pai /mãe para ser o responsável por cuidar das crianças e intervir no caso de brincadeiras perigosas (empurrar, afundar, correr em volta da piscina, mergulhar de cabeça, mergulhar no fundo para colocar a mão no ralo…). Brincadeiras essas que os professores estão ensinando a evitar essa semana e estão sempre reforçando durante as aulas que não devem ser feitas. Quem está cuidando das crianças não pode estar distraído com o celular ou bebendo, pois deve estar focado no que está fazendo. Seria como o “motorista da vez”.

6ª PARADA – 1.07
GUARDA- VIDAS – A presença de um guarda- vidas é importantíssima em piscinas públicas, mas não substitui a ATENÇÃO 100% nas crianças. No caso de aulas de natação o professor poderá ser responsável por sua turma de alunos desde que tenha treinamento adequado para isto. Eu tive um bom treinamento para estar aqui ajudando a vocês entenderem as medidas e objetivos desta campanha.

7ª PARADA – 1.19
URGÊNCIAS – Saber como agir no caso de urgência pode fazer toda a diferença entre a vida e a morte de uma pessoa. Em alguns países é comum se ensinar isto em escolas daa a importância deste tema. Eu fiz um curso gratuito na Sobrasa que pode ser feito por qualquer um interessado em aprender como agir no caso de uma urgência aquática. Vou indicar o endereço a vocês depois.

8ª PARADA – 1.35
ACESSO RESTRITO – O ideal é que as piscinas sejam cercadas e protegidas contra a entrada de desacompanhada de crianças. As cercas deverão ter no mínimo 1,20 m de altura e não podem ser escaláveis. O ideal é que se usem traves de segurança que se fecham automáticamente, pois ao sair o portão fechará sozinho.
As cercas não devem substituir a ATENÇÃO 100% nas crianças.
É importante lembrar que não só as piscinas são locais perigosos: banheiras de hidromassagem, baldes e até vasos sanitários podem causar um acidente por afogamento.

9ª PARADA – 1.47
SUCÇÃO – A estrutura da piscina por si só já envolve alguns perigos que devem ser evitados: os ralos de fundo , os bocais de aspiração e o skimmer .
Esses locais estão ligados diretamente à bomba da piscina com o objetivo de limpar e aspirar a mesma. Se um ralo de fundo é, por exemplo, obstruído pelo coroo de uma pessoa, com a bomba ligada, um efeito de SUCÇÃO pode prender um adulto ou uma criança no fundo da piscina.
Alem disto, mesmo que a piscina tenha 2 ou mais ralos como a campanha recomenda ainda sim a sucção pode prender cabelos ou colares. Hoje em dia já existem ralos que evitam este tipo de situação (ralos anti–hair), que não deixam com que cabelos, ou colares, por exemplo, fiquem presos no ralo. (Caso a academia já possua os ralos , comunicar aos pais que todos os ralos da academia são desse tipo ) .

De qualquer forma, a maioria das piscinas ainda não tem esse tipo de ralo, e por isso é importante ensinar as crianças que fiquem longe de ralos e bocais de aspiração.

No caso de piscinas residenciais uma providencia importante é desligar a bomba durante o uso da mesma, isso pode evitar que as crianças fiquem presas pelo cabelo, colares ou tenham uma parte do corpo presa ao ralo impedindo a respiração. Infelizmente isto não pode ser feito em piscinas coletivas em academias, clubes e escolas, pois deixaria a água insalubre.

Existem também outros sistemas de segurança que desligam a bomba, caso haja uma detecção de vácuo em um dos ralos. Leia as recomendações da campanha, é gratuito, de como adequar sua piscina residencial a estas medidas de segurança e procure uma empresa especializada.

APRENDER A NADAR – Saber nadar pode salvar uma vida, por isso é importante colocar as crianças desde cedo para aprenderem a nadar. Porém nenhuma dessas medidas descarta a necessidade de ATENÇÃO 100% na criança. Mesmo adultos devem ser supervisionados quando estão na piscina, pois podem sofrer um mal súbito, um trauma ou uma câimbra e terminar se afogando caso não tenha ninguém supervisionando .

10º Parada – final do vídeo – 2.27
Agradeço o tempo de vocês e peço que passem estas informações fornecidas gratuitamente pela campanha para outras pessoas, pois atitudes simples salvam vidas. Visitem a pagina da campanha em www.sobrasa.org/piscinamaissegura/

RETORNA
CAPACITAÇÃO PROF. NATAÇÃO


GESTOR – OPÇÕES

Deixe um comentario

*

5 × 2 =

captcha *