Projeto Educativo Geografia das Praias, de prevenção de riscos e afogamentos em escola pública na Costa Sul de São Sebastião, litoral norte de São Paulo

Por Mariana Soares de Almeida Pirró

No segundo semestre de 2015 foi realizado o Projeto Educativo Geografia das Praias, de prevenção de riscos e afogamentos em escola pública na Costa Sul de São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Atingiu diretamente cerca de 150 alunos dos 7ºs anos do ensino fundamental II e indiretamente pais, responsáveis e a comunidade escolar.

Coordenado pela professora de geografia e guarda vidas temporária, Mariana Pirró, foi realizado em conjunto com Grupamento de Bombeiros Marítmos SP 3ºSub/GB 2ºPB, praia de Maresías, com participação do Sd. Leandro Garcia, e com a SOBRASA, por meio de materiais e orientações da Campanha KIM nas Escolas. A proposta de formar “Semeadores de Prevenção” contemplou atividades em sala de aula, palestra sobre prevenção de afogamentos, visita à praia e posto do bombeiro e exposições de resultados. 

Os trabalhos demonstraram a falta de conhecimento dos alunos referente aos riscos que estão expostos nas praias e geraram boas respostas de comportamento e aprendizado. Dentre eles, valores como responsabilidade e respeito; a sensibilização para futura profissão; e a compreensão do significado de corrente de retorno, a função das placas e orientações caso encontre uma pessoa se afogando.

Tais resultados reforçam a importância de ampliar o Programa KIM na Escola para trabalhar a temática de prevenção de afogamentos na sala de aula.





Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secretário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com