programa MUNICÍPIO+RESILIENTE EM AFOGAMENTO

MEU MUNICÍPIO ESTÁ PARTICIPANDO – O QUE É?

Um programa de iniciativa da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA, com o objetivo de incentivar gestores municipais no desenvolvimento de ações de prevenção de afogamento no município, como parte de processos de redução do número de afogamentos no Brasil. Veja que mesmo entidade público/privadas que cuidem de locais menores tais como uma piscina, uma travessai de barcos podem participar preenchendo apenas a ficha de avaliação de risco.

COMO FAÇO PARA ADERIR?

A adesão ao Programa Município+Resiliente em Afogamento é realizada GRATUITAMENTE por meio do encaminhamento do Ofício de Adesão (clique para obter o modelo) do Município a SOBRASA. Neste ato você terá de:

O QUE PRECISO FAZER?

Elaborar um Plano de Contingência Municipal Contra Afogamento – PLANCONAF, incluindo no plano as ações de gestão de riscos de afogamento que já são realizadas no município por particulares.

A estratégia para o preenchimento do PLANCONAF é iniciar por uma ficha de avaliação por local de risco.

QUAIS OS BENEFÍCIOS?

1. Permitir ao município identificar os riscos aos quais está sujeito, facilitando o planejamento antecipado da gestão de risco de afogamento, o que possibilita o cumprimento das obrigações do município constantes na legislação federal;

2. Demonstrar preocupação do município com as atividades preventivas, o que facilita a percepção por parte das esferas estaduais e federais;

3. Reconhecer Nacionalmente sua política para gestão de riscos de afogamento, emitido pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, por meio da certificação de Reconhecimento a adesão ao Programa Município Resiliente em Afogamento – SOBRASA.

4.  Participar de um programa que salva vidas.

MEU MUNICÍPIO ESTÁ PARTICIPANDO – O QUE É? (clique aqui para baixar todo programa em pdf) Um programa de iniciativa da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA, com o objetivo de incentivar gestores municipais no desenvolvimento de ações de prevenção de afogamento no município, como parte de processos de redução do número de afogamentos no Brasil. Veja que mesmo entidade público/privadas que cuidem de locais menores tais como uma piscina, uma travessai de barcos podem participar preenchendo apenas a ficha de avaliação de risco.
1
COMO FAÇO PARA ADERIR?
A adesão ao Programa Município+Resiliente em Afogamento é realizada GRATUITAMENTE por meio do encaminhamento do Ofício de Adesão (clique para obter o modelo) do Município a SOBRASA. Neste ato você terá de: • Reconhecer as ações já realizadas pelo município; • Criar o Conselho Municipal de Prevenção de Afogamento; • Afiliar um representante do município na SOBRASA;
2
O QUE PRECISO FAZER?
• Elaborar um Plano de Contingência Municipal Contra Afogamento – PLANCONAF, incluindo no plano as ações de gestão de riscos de afogamento que já são realizadas no município por particulares. (baixe todo programa que contem o passo a passo – clique aqui) A estratégia para o preenchimento do PLANCONAF é iniciar por uma ficha de avaliação por local de risco.
3
QUAIS OS BENEFÍCIOS?
1) Permitir ao município identificar os riscos aos quais está sujeito, facilitando o planejamento antecipado da gestão de risco de afogamento, o que possibilita o cumprimento das obrigações do município constantes na legislação federal; 2) Demonstrar preocupação do município com as atividades preventivas, o que facilita a percepção por parte das esferas estaduais e federais; 3) Reconhecer Nacionalmente sua política para gestão de riscos de afogamento, emitido pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, por meio da certificação de Reconhecimento a adesão ao Programa Município Resiliente em Afogamento – SOBRASA. 4) Participar de um programa que salva vidas.