Profissionais da paradisíaca Ilha de Fernando de Noronha recebem treinamento em emergências aquáticas pela SOBRASA

A proposta do curso de emergências aquáticas é simples e ambiciosa – ensinar as formas de prevenção e salvamento a profissionais que muitas vezes nem nadar sabem, e tratar os casos de afogamento até o profissional guarda-vidas chegar.

Nesta edição aconteceu em um lugar mágico – FERNANDO DE NORONHA e com profissionais de saúde e Bombeiros. Foi na primeira semana de Junho e na companhia dos melhores guarda-vidas, fotógrafos, surfistas e amigos, e onde o visual deslumbrante nos deixou a todos sem palavras. Faltou você é claro!

Organizado pela Administração da Ilha de Noronha com apoio da Secretaria de Saúde de Pernambuco e coordenado pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA – realizou-se mais um Curso de Emergências Aquáticas.

O Dr Szpilman explica: “Em 2013 no Brasil, 6.000 pessoas morreram afogadas em praias, piscinas, rios, lagos, e até em pequenas poças de água. O afogamento é a segunda causa de morte na faixa etária entre 1 e 9 anos de idade. A nossa preocupação é reduzir estes números contando com todas as armas que possamos utilizar. O curso de emergências aquáticas é uma das mais poderosas formas de ajudar. O curso tem conteúdo teórico e prático de quem conhece e está na praia todos os dias salvando e aplicando os primeiros socorros, e é realizado em linguagem simples e fácil de ser transmitida.

Nosso objetivo foi ensinar as formas de prevenir o afogamento e caso este falhe, ajudar a salvar e a aplicar o suporte básico de vida, sem que para isto se torne uma vítima da situação. Desta forma podemos passar este aprendizado a outros, multiplicando o conhecimento, resultando em milhares de vidas salvas em nosso país. É uma das formas mais efetivas de redução do número de pessoas que morrem afogadas.

Segundo Szpilman “após o curso a visão de todos sobre afogamentos muda completamente, e é isto que queremos”.

Estavam lá aprendendo a salvar e ensinando que todos temos a aprender, o guarda-vidas Joel Alves, o Fotografo e guarda-vidas Luciano CABAL, o surfista de peito Henrique Pistilli (homem peixe), e uma equipe de primeira linha. Todos com pelo menos uma interessante história de salvamento para contar, o que enriqueceu de forma prática todo curso.

Veja resumidamente o que rolou no curso:
1. Dados sobre os afogamentos no Brasil e no mundo
2. Prevenção em afogamentos
3. Geografia da corrente de retorno na areia e demonstração.
4. Reconhecimento de afogados na praia, antes de entrar na água e dentro da água
5. Sinalização gestual de praia.
6. Vítima consciente – Entrada, aproximação, abordagem, reboque e transporte à areia.
7. Vítima Inconsciente – Entrada, aproximação, abordagem, boca-a-boca dentro da água, reboque e transporte à areia.
8. Posição para os primeiros socorros
9. Pratica em manequins
10. Posição lateral de segurança
11. Duvidas e Encerramento

O propósito do curso não é formar profissionais em salvamento e sim contribuir com a redução de afogamentos, onde toda a sociedade tem papel e responsabilidade de ajudar.

Ao final todos ficaram super entusiasmados com a idéia de um dia salvar alguém e ter conhecimento para enfrentar uma das situações mais difíceis – ter a vida de outro ser humano nas mãos e saber como salva-lo.

Agradecimentos a Coordenadora de Saúde Rebeca Dias, Sandra Cadengue, Dr Lucas Gadioli e seu time de excelentes profissionais da saúde, alem do Maj Ivanio e TC Reimine do Corpo de Bombeiros de Pernambuco que com seu conhecimento abrilhantaram as aulas.

Convidamos a visitar nossa web em www.SOBRASA.org e inteirar-se com todo trabalho preventivo desenvolvido durante estes últimos 20 anos.
Quem quiser mais informações sobre o curso veja em https://sobrasa.org/surf-salva/

Crédito das fotos: fotógrafo Luciano Cabal

Mais informações:
Dr David Szpilman – www.SOBRASA.org
Facebook Instagram
https://www.facebook.com/SOBRASABrasil https://www.instagram.com/SOBRASA/

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secretário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com