logo


O QUE É?

TUTORIAL – COMO FAZER!

NOSSOS MASCOTES AJUDAM NO PROGRAMA

NOSSOS MASCOTES DE MÁSCARA
[/column]

COM AS CRIANÇAS

Sgt Josué – CBMRN

Prof Alexssandro Simões

PROJETO COMPLETO (PDF)1354719834_ACP_PDF 2_file_document

JOGOS ON-LINE

ALGUMAS DICAS A APRESENTAÇÃO NA ESCOLA (cortesia SD Monica – CBMGO)

  • As aulas nas Escolas devem durar no máximo 50 minutos.
  • O público alvo são crianças de 5 a 12 anos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A linguagem é a mesma pra todos, a diferença é que os alunos do 4º e 5º ano fazem perguntas mais elaboradas enquanto os outros gostam de contar história.
  • Ministre aula para turmas pequenas, de preferencia visitando sala por sala, pois turmas grandes dispersam e assim eles podem interagir melhor contando suas próprias histórias. Exceções, quando a Escola não tiver horário disponível e mas sempre turmas da mesma série.
  • O gibi deverá ser entregue no final da aula porque se entregar antes os alunos dispersam.
  • FAÇA O CURSO ON-LINE GRATUITO – SEMEADORES DA PREVENÇÃO
  • Primeiro passe os 3 vídeos de prevenção disponíveis no site da sobrasa, se for adequado a região onde esta atuando. Lembre-se que mesmo em cidades fora do litoral é importante educar as crianças sobre as correntes de retorno pois muitos que se afogam em nossas praias são turistas de fora do litoral.
  • Faça uma seleção das dicas de prevenção mais importantes nos 3 vídeos para serem discutidas e ensaiadas com as crianças (veja o kit de imagens disponíveis a ser baixado clicando PRAIAS  /   ÁGUA DOCE   /  INUNDAÇÕES).
  • Após os vídeos inicia uma sessão interativa com as crianças passando as principais cenas de prevenção e riscos escolhidas peplo instrutor e a cada imagem discute-se  os conteúdos de forma simples e sempre com perguntas e exemplos práticos e brincadeiras demonstrativas. Ex 1: Ao explicar sobre colete salva-vidas, leve um colete grande e escolha uma das crianças pra vestir e explique porque o colete deve ser adequado ao seu tamanho. Posteriormente vista um colete pequeno nessa criança pra eles verem a diferença. Ex 2: Leve também um tubo de resgate e nadadeiras e explique para que serve. Ex 3: Num slide que tem umas bóias amarelas demarcando área de banhistas chame uma criança à frente e explique porque é melhor ficar com a água até o umbigo e não no pescoço. Conte uma história que passou uma lancha no rio e muitos alunos já falarão que quando passa o barco “vem uma ondinha”. Nessa hora pergunte o que acontece se aquela criança não souber nadar direito e estiver com a água no pescoço e “vier a onda”. Por isso a importância de ficar com a água no umbigo e respeitar a demarcação de bóias. E sempre enfatizando que as bóias de braço infláveis não são seguras, que só o colete salva-vidas deve ser utilizado no rio.
  • Quando falar sobre entrar no rio depois de ingerir bebidas alcoólicas explique que eles devem avisar os pais que é perigoso e que não pode beber e entrar no rio.MATERIAL PARA BAIXAR (rar)
    Vídeo de prevenção em água doce
    Vídeo de prevenção em praias
    Vídeo de prevenção em Inundações
    Gibi de prevenção em afogamentos
    Gibi de prevenção em INUNDAÇÕES
    Logotipo KIM na Escola em Alta resolução
    Kit de imagens disponíveis para preparar uma aula  PRAIAS  /   ÁGUA DOCE   /  INUNDAÇÕES

EXEMPLO DE AULA AS CRIANÇAS

FOTOS DO PISCINA+SEGURA