Prevenção a afogamentos ganha força com parceria entre DHL Express e SOBRASA

Prevenção a afogamentos ganha força com parceria entre DHL Express e SOBRASA
• Homens são as maiores vítimas de afogamento no Brasil, 7 em cada 10 mortes
• Afogamento é a segunda causa de óbito de crianças de 1 a 4 anos, com 50% dos casos acontecendo dentro de casa

Rio de Janeiro (06 de abril) – A DHL Express acaba de anunciar uma parceria estratégica com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), instituição fundada há 26 anos pelo médico intensivista David Szpilman para oferecer prevenção a afogamentos. O lançamento do projeto foi no dia 5 de abril, no Rio de Janeiro. Segundo Szpilman, a parceria é o maior apoio já recebido pela SOBRASA desde a sua fundação e traz vantagens como ampliação de quatro projetos e extensão do acesso a iniciativa para outros estados além do Rio de Janeiro.

“Todo mundo tem uma história ligada a afogamentos ou conhece alguém. Qualquer fonte de água, até mesmo um balde, pode ser potencialmente perigoso se houver uma criança pequena próxima a ele. O enfrentamento dessa endemia que todos os anos mata milhares de brasileiros se torna mais simples quando há conscientização e quando as pessoas estão preparadas para agir corretamente diante de uma emergência”, destaca o médico, que é referência mundial no assunto.

Para Patrícia Starling, vice-presidente comercial da DHL Express, a parceria fortalece a política da empresa em atuar em projetos sociais de grande relevância. “Com o calor de um país tropical como o Brasil, é normal que as pessoas desfrutem da água para banho, seja para o lazer ou até mesmo para a prática de esportes aquáticos em piscinas, mar, lagos e rios. Por isso tornou-se fundamental agir em prol da prevenção de uma tragédia. Estamos muito satisfeitos com a parceria firmada”, afirma.

Cultura de prevenção
A SOBRASA atua com o apoio de voluntários treinados em prevenção e salvamento aquáticos, que atuam como multiplicadores ao repassar seus conhecimentos adiante em escolas e instituições diversas. Com o apoio da DHL Express, quatro programas serão expandidos:

Kim na escola
Programa inédito no Brasil, ensina a crianças de 5 a 12 anos de idade como se relacionar com a água de forma mais segura, evitando o afogamento e atuando como multiplicadores dessas informações junto aos pais e responsáveis. O programa contempla palestras em escolas públicas e particulares do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, administradas por guarda-vidas portando equipamentos básicos de resgate e salvamento. O vídeo, em desenho animado com duração de cinco minutos, mostra conteúdo de prevenção em praias, águas doces (rios e piscinas) e inundações são seguidos de um Quiz que estimula o aprendizado do material exibido. Ao final, gibis educativos são entregues aos participantes.

Piscina + Segura
As piscinas são responsáveis por 53% de todos os casos de óbitos por afogamento na faixa etária de 1 a 9 anos de idade. Criado em 2012, o Piscina+Segura é levado às escolas, academias e clubes de natação, despertando o interesse de novos alunos e responsáveis que buscam práticas aquáticas em locais seguros e com orientação qualificada.

Surf-Salva
O surfista é o visitante mais assíduo de nossas praias e, muitas vezes, responsáveis por salvamentos aquáticos. Para qualificar esse público, o programa ensina técnicas básicas em prevenção de afogamento, salvamento aquático com prancha e primeiro socorros.

Instrução a profissionais de saúde, natação, atletas aquáticos e guarda-vidas
Realizado em todo país, com a parceria, isso ganha novo folego para atingir mais profissionais.

Maioria das vítimas são homens
cada uma hora e meia, um brasileiro morre afogado. Deste número, 59% das mortes na faixa de um a nove anos de idade ocorrem no ambiente familiar como piscinas ou dentro de casa. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela SOBRASA, principal entidade de prevenção e salvamento aquático do país, 15 pessoas morrem diariamente vítimas de afogamento, uma a cada 90 minutos. Crianças entre 1 e 4 anos de idade estão entre as principais vítimas, uma vez que os afogamentos são a segunda causa de morte nessa faixa etária e 50% ocorrem dentro de casa.

De acordo com levantamento da SOBRASA, entre as vítimas, os homens são a maioria – sete em cada 10 mortes. No verão, o número de afogamentos sobe 45% e 70% dos óbitos acontecem em rios, lagos e represas. Incidentes aquáticos totalizam 5.700 óbitos por ano no país, isto sem mencionar os não-fatais que chegam a mais de 100 mil casos. No entanto, esses dados alarmantes podem ser evitados com medidas simples de prevenção, que é o foco de atuação da entidade: “Prevenir é salvar – educar para não se afogar”.

SOBRE A DHL
A DHL Express é a empresa de logística mais internacional do mundo. Suas divisões oferecem um portfólio único de serviços de logística que abrangem desde a entrega de encomendas nacionais e internacionais, soluções de operação e transporte de comércio on-line, expresso internacional e transportes aéreos e rodoviários. Com 380 mil colaboradores em mais de 220 países e territórios em todo o mundo, a DHL conecta pessoas e negócios de maneira segura e confiável. Com práticas empresariais sustentáveis e um compromisso com a sociedade e o meio ambiente, o grupo contribui positivamente para o mundo. Até 2050, planeja alcançar uma logística sem emissões.

SOBRE SOBRASA
David Szpilman é sócio fundador, ex-Presidente e atual Secretário-geral da SOBRASA. Por mais de 16 anos, atuou como Chefe do Centro de Recuperação de Afogados do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) e de 2001 a 2013 esteve à frente da Chefia da CTI do Hospital Municipal Miguel Couto. Também é Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation – ILS e Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ.

AGRADECIMENTOS
Nesse dia, celebramos a vida (como diz o querido Jorginho) o nosso maior momento de união e luta pela redução dos afogamentos nesses 27 anos de existência, e queremos:
AGRADECER a DHL, por acreditar que a nossa missão não é um sonho, mas uma realidade, que transforma a história de muitas famílias no Brasil de norte a sul, leste a oeste nesse país continental que sofre diariamente a morte de 15 de seus filhos – MUITO OBRIGADO.
AGRADECER a todos que puderam estar conosco nesse maravilhoso e bem sucedido evento de parceria com a DHL – MUITO OBRIGADO.
AGRADECER a todos que estiveram conosco em todos esses 27 anos de luta – ontem você e seu DNA estavam lá sem dúvida, todos sentimos sua participação e contribuição – MUITO OBRIGADO
Sabe aquele ali, de amarelo na foto? É VOCÊ sem dúvida!
Palavras não irão refletir toda GRATIDÃO por nossos VOLUNTÁRIOS na Prevenção de Afogamentos.
Mesmo assim, OBRIGADO, OBRIGADO E OBRIGADO!

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secretário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com