HISTÓRICO DO DIA DO GUARDA-VIDAS

Por Ten Cel Joel Prates – Brigada Militar do Rio Grande do Sul

O mar sempre exerceu uma enorme influência sobre o homem, servindo-lhe como fonte de alimentos e de via de transporte, e, muitas vezes, como meio de defesa. Assim é, que as antigas civilizações floresceram junto ao mar. Com o passar dos tempos, o mar foi sendo utilizado como fonte de lazer, e a procura de praias balneáveis foi acompanhada das tragédias por afogamento, evitadas, então, por marinheiros e populações costeiras que, conhecedores do mar e de seus segredos, agiam no socorro de afogados.

Porém, com o deslocamento em massa das populações dos grandes centros urbanos para veranear nos litorais, já neste século, o afogamento no mar deixou de ser exclusivo de embarcações em alto mar (de lá surgiram expressões do tipo “homem ao mar”, “S O S”), e passou a estar presente também para pessoas comuns que se aventuravam nas praias, por diversão.

As primeiras organizações de salva-vidas no mundo são oriundas da França, com a Societé Centrale de Sauvatage de Naufragés, em 1865 e os Hospitaliers Sauvateurs Bretons, em 1873, entidades que em 1901 foram reconhecidas como de utilidade pública.

Um dos alicerces da comemoração do dia dos salva-vidas é bíblico, onde menciona como sendo o dia 28 de dezembro o dia de proteção do anjo Damabiah, da hierarquia do Arcanjo Gabriel, responsável pelo Bem-Estar das pessoas que vivem do mar, para o mar e próximos do mar.

No Rio Grande do Sul, a atividade teve seus primórdios em voluntários, oriundos da população litorânea- principalmente pescadores- os quais, no início da década de 50, postavam-se à beira da praia de Tramandaí, sem nenhuma retribuição além do reconhecimento público a sua coragem e espírito de humanidade.

Curiosamente, no dia 28 de dezembro de 1970, a Brigada Militar encampou o serviço de Salva Vidas, com a primeira turma de policiais militares formados em Porto Alegre exclusivamente para o trabalho de Salva-Vidas que antes era de responsabilidade dos municípios, passando, desde então, a missão de salvamento no mar para o estado.

Há alguns anos os Salva Vidas do Litoral Norte organizam competições técnico profissionais no seu dia, que servem, além de testar a eficiência dos homens do mar, também para garantir que a comunidade gaúcha tenha um serviço de qualidade em constante evolução.