logo


Você já aderiu à campanha PISCINA+SEGURA?
Trata-se de uma campanha de segurança em piscinas de clubes, escolas, academias e hotéis.

Você sabia que a principal razão dos pais colocarem seus filhos na natação é a segurança?

COMO GESTOR VOCÊ TEM 2 OPÇÕES PARA ADERIR A CAMPANHA:
1. ADERIR a campanha adotando apenas uma medida de segurança (seu logotipo estará junto com as outras instituições que já aderiram (custo ZERO), (manifeste seu interesse e nos envie seu logotipo para sobrasa@sobrasa.org>), e/ou

2. CERTIFICAR seu estabelecimento aquático (academia, clube, escola ou hotel) atendendo a todas as 5 exigências da campanha PISCINA+SEGURA, e obter toda segurança e promoção que fazemos deste seu sucesso. Isto pode ser feito de uma única vez ou paulatinamente ao longo de meses. (tem custo da CERTIFICAÇÃO). O processo será  auxiliado por um consultor técnico nosso que fará a ajuda e fiscalização.

Você pode começar aderindo gratuitamente e com o tempo optar por garantir sua certificação.

SUAS VANTAGENS NA ADESÃO A CAMPANHA
1. Prevenção sem custo para algo que não tem preço – A VIDA
2. Captação de novos clientes – Abertura das portas da instituição a familiares e convidados durante as atividades lúdicas com as crianças.
3. Reconhecimento da sociedade e reforço na imagem institucional – Reforço junto aos clientes e mídia da contribuição a sociedade em ação voluntária.
4. Aumento na segurança do estabelecimento – Maior número de pessoas que saberão prevenir e o que fazer em situações de emergências aquáticas.
5. Retorno de mídia espontânea a instituição – Evento noticiado espontaneamente em mídias como jornais, revistas, televisão, rádio e redes sociais.
6. Diferencial de conteúdo no ensino da natação ao aluno – valor agregado a preservação da vida em ambientes aquáticos.
7. Melhor interação da família com a instituição – oportunidade da família se inteirar dos valores ensinados em sua instituição.
8. Oportunidade de participar de campanha inédita a nível mundial.
9. Capacitação gratuita aos seus professores – Reduz o número de incidentes e possibilitam atenderem uma emergência aquática.

A CAMPANHA OFERECE GRATUITAMENTE DOIS TIPOS DE CAPACITAÇÃO:
1. Instruções de como adequar sua piscina ou parque aquático com as mais modernas medidas de segurança (e não há necessidade de atender a todas para sua aderência a campanha apenas se desejar certificar)
MANUAL DO GESTOR DE PISCINAS DE COMO TORNAR SUA PISCINA+SEGURA (clique para baixar)

2. Capacitação de seus professores de natação em dois processos
2.1 – No curso de emergências aquáticas on-line (a parte pratica poderá ser combinada conforme interesse)
2.2 – No processo lúdico de ensinar a prevenção as crianças e pais.

ADERINDO A CAMPANHA você como GESTOR terá acesso gratuito a todo material gráfico para reprodução, tais como: gibis de prevenção, DVD contendo 2 vídeos em desenho animado de prevenção em água doce e praias, ADESIVOS 10X15 cm, flyer da campanha, ima de geladeira, camisa da campanha e mouse pads. Até o momento não temos recursos financeiros para prover o material gratuitamente mas estamos providenciando um patrocínio para tal. Portanto, neste momento, qualquer material terá de ser providenciado por você ou por um grupo de instituições utilizando nosso material gráfico em alta resolução que permite a inserção de seu logotipo. Baixe aqui em alta resolução.
Veja o banner da campanha – clique aqui

São apenas 5 atitudes para ter uma PISCINA+SEGURA e você fornece mais de 95% de segurança contra afogamentos.

A

Atenção 100% no seu filho(a) a distância de um braço mesmo na presença de um guarda-vidas.

Atenção


G

Guarda-vidas sempre presente e certificado por entidade reconhecida pela Sobrasa para cada piscina devidamente equipado com seu flutuador de resgate. (Não se aplica a piscinas residenciais)

Guarda-vidas


U

Urgência – Aprenda como agir em emergências aquáticas. O uso de cilindro de oxigênio é restrito ao guarda-vidas e deve estar em local visível e a disposição na área da piscina.

Urgência


A

 Acesso restrito a(s) piscina(s) com uso de grades ou cercas transparentes com portões auto-travantes a uma altura que impeça crianças de entrar no recinto da piscina sem um adulto.


S

 Sucção de cabelo e partes do corpo deve ser evitado com uso de ralo(s) anti-aprisionamento, redução de sucção por ralo e precauções de desligamento do funcionamento da bomba.

NO CASO DE DESEJAR SOLICITAR A CERTIFICAÇÃO DE PISCINA+SEGURA, siga os passos abaixo
1. Verifique se sua piscina ou parque aquático atende todas as recomendações acima descritas para uma piscina de uso coletivo. Caso não atenda procure uma firma especializada nos serviços ou equipamentos descritos em cada item antes de nos solicitar sua certificação. A Sobrasa não instala ou vende equipamentos. Em caso de dúvida, nos envie um email solicitando mais esclarecimentos ou informações.

2. Estando em conformidade com nossas exigências de certificação, o solicitante deverá realizar depósito da taxa de certificação em nome da Sobrasa (veja ao final), e lhe indicaremos um de nossos instrutores/certificadores mais próximo de seu estabelecimento para inspecionar sua piscina.
3. Ao contemplar todos os requisitos de segurança do programa PISCINA+SEGURA, sua piscina receberá então o material com a certificação de 2 anos descrito abaixo:

As despesas do solicitante serão:
Doação a SOBRASA no  valor de 4 (quatro)  salários mínimos vigente que será utilizado para cobertura de custos de operacionalizar a assessoria, a qualificação, a emissão do parecer e do PQSS e ainda da entrega do KIT PREVENÇÃO (certificado PISCINA+SEGURA + 5 gibis de prevenção + 1 DVD contendo 2 vídeos em desenho animado de prevenção em água doce e praias + 10 ADESIVOS 10X15 cm + 5 flyers da campanha + 5 imas de geladeira + uma camisa da campanha + 5 mouse pads). A instituição poderá acessar nosso banco de imagens e baixar gratuitamente para reprodução de nosso banner da Campanha ou imprimi-lo em forma de faixa se desejar.

Caso o local da instituição solicitante seja fora das capitais ou em local que a Sobrasa não possua um certificador a solicitante terá de arcar com as despesas de deslocamento, alimentação e hospedagem do Certificador durante a execução da avaliação.

Depósito em conta corrente :
Nome : Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático
Banco : Bradesco 237
Agencia : 1075-8 – Barra da Tijuca
Conta número : 037149-1
CNPJ 01.013672/0001-02

Após emissão do certificado a instituição ficará 2 anos com o título válido. Ao término de 2 anos da avaliação  a instituição deverá solicitar uma nova visita para re-certificação e atualização.

Compromisso da instituição após receber sua certificação PISCINA+SEGURA

1. Manter a qualidade dos 5 itens exigidos para sua certificação.
2. Promover as recomendações de prevenção em piscinas utilizando todo material do KIT entregue pela Sobrasa em seu estabelecimento.
3. Promover ao menos 2 vezes por ano campanha de conscientização de prevenção em afogamentos de piscinas – chamada SEMANA PISCINA+SEGURA.
4. Ajudar a promover a prevenção de afogamentos em piscinas como um multiplicador da mensagem.
5. Não falar em nome da Sobrasa, se não autorizado, mas somente em nome das mensagens de prevenção.

ANEXO 1: FICHA DE AVALIAÇÃO DO PISCINA+SEGURA (PQSS – Academias)

ANEXO 2: MEDIDAS ADICIONAIS RECOMENDADAS MAS NÃO EXIGIDAS A CERTIFICAÇÃO DE SEGURANÇA DE PISCINA+SEGURA

VEJA NOSSA SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA EM PISCINAS – É GRATUITO E PODE SER REPRODUZIDA

OU COMPRE POR UM VALOR BEM ABAIXO, SE ENCOMENDASSE SOZINHO.

MATERIAIS DISPONÍVEIS
MANUAL DO GESTOR
CAPACITAÇÃO de Prof. Natação

Semana PISCINA+SEGURA
Sinalizações em Piscinas
Apresentação da Campanha
Empresas de segurança em Piscinas
Risco de piscinas
Ficha de ocorrência de afogamentos
Animação (GIF)

Perguntas e Respostas
Vídeo da campanha
AFOGAMENTOS no Brasil
AFOGAMENTOS em PISCINAS no Brasil
Manual de Prevenção

Urgências – Saiba o que fazer!
Proposta de Lei Federal
ARQUIVOS PARA BAIXAR

Material gráfico
Manual do Instalador
GIBI PISCINA+SEGURA
Gibi
Vídeo (Gif)
Jogos Lifesaving para crianças
Vídeo Campanha (zip)
Vídeo de água doce (zip)
BANNER DA CAMPANHA (jpg)
Manual dos ralos