Piscina ‘sugou’ criança de 11 anos – Portugal

02 de Agosto 2012, Correio da Manhã, Portugal
Por:André Pereira

Menina ficou presa em conduta de água com um palmo de diâmetro

Uma menina de 11 anos ficou presa numa conduta de sucção de água, na piscina Clube de Rio, na Baixa da Banheira. Joana esteve em risco de vida, mas foi o pronto socorro prestado por uma enfermeira que estava no local que a salvou. A criança continua internada.

“A situação é estável, tem sangue pisado nas pernas, mas o trauma do afogamento vai durar muito tempo”, afirmou ao CM o pai João Carvalho, explicando o que se passou: “Ela mergulhou e foi logo puxada para a conduta. Três adultos tentaram tirá-la de lá, mas só conseguiram após desligarem a conduta”.

Luís Morgado, responsável pela piscina, lamenta a situação, a primeira do género no espaço que gere há 20 anos: “Ficou com as pernas presas na conduta, que tem pouco mais de um palmo de diâmetro. Além disso, há três barras grossas na conduta que não passa lá um punho fechado”.

Joana estava inserida num grupo de 20 crianças do ATL Bom Aluno, da Quinta da Lomba.

A piscina está encerrada e os trabalhos de remodelação da conduta já começaram.

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secretário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com