Paraíba – Carro capota, cai dentro de viaduto e bebê sofre afogamento.

Carro capota, cai dentro de viaduto e bebê sofre afogamento

Carro capota, cai dentro de viaduto e bebê sofre afogamento; Veja
Um grave acidente foi registrado na manhã deste domingo (13), na BR 230, em João Pessoa. Um carro Agile da Chevrolet, de cor prata, caiu do viaduto do Acesso Oeste à Capital dentro de uma vala nas margens da estrada. Além da motorista, de 56 anos, estavam no carro duas mulheres e um bebê de sete meses. A criança e mãe ficaram gravemente feridas.

De acordo com informação da Polícia Rodoviária Federal, a condutora perdeu o controle do veículo depois que outro automóvel colidiu na traseira do seu carro. Ainda no viaduto o veículo capotou várias vezes antes de cair na vala que continha uma grande quantidade de água.

O carro caiu com as rodas para cima e o bebê sofreu afogamento. O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestaram os primeiros socorros às vítimas. O bebê e a mãe foram levados para o Hospital de Emergência e Trauma. A motorista e a outra mulher que estava no carro sofreram ferimentos leves.

Em várias situações tais como, rodovias perto da praia, canais, lagoas, o acidente com queda de veículo dentro da água, pode se tornar um resgate muito difícil.  

Além da possibilidade de afogamento, existem múltiplas lesões pelo trauma, e toda a dificuldade de extricação imediata da vítima sem tempo para os cuidados tradicionais nestas situações. Adiciona-se ainda um imenso número de veículos com travas elétricas, que podem imediatamente interromper o seu funcionamento dentro da água em decorrência de um curto-circuito.

Embora a medida prioritária seja a retirada da vítima do veículo, o guarda-vidas pode  necessitar de ajuda de mergulhadores com material de extricação que permita quebrar ou retirar vidros, abrir portas ou mesmo cortar a lataria.

O socorro
* Localize o veículo – o local de submersão tem coloração diferente ou bolhas.
* Verifique se a vítima pode ser retirada do veículo.
* Caso a vítima não possa ser retirada e esteja totalmente submersa no carro, amarre uma bóia de sinalização para marcar o local.
* Verifique quantas vítimas estão dentro do veículo através do mergulho ou por testemunhas no local.
* Algumas vítimas podem estar fora do veículo, faça uma busca ao redor do local. Tenha atenção com a correnteza, pois ela lhe indicará a busca.

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secretário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com