I Simpósio Brasileiro de Salvamento Aquático em Piscina

Tendo como grande preocupação os casos de afogamento em PISCINAS, a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático e o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo realizaram o I Simpósio Brasileiro de Salvamento Aquático em Piscina no Expocenter Norte – São Paulo, nos dias 1 e 2 de Agosto de 2013.

Foi um evento de celebração em nome da vida!

brasaoCB_mini
logo_SOBRASA

 

“Foram só alguns segundos, eu juro”. É freqüente esta frase em afogamento, mas é tempo suficiente para ocorrer o afogamento com trágico resultado em crianças, principalmente em piscinas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA, os números de mortes por afogamentos no Brasil são assustadores.
• 6.500 mortes anualmente em praias, rios e piscinas.
• Quatro crianças até 14 anos de idade morrem afogadas diariamente no Brasil e a grande maioria em água doce!
• 65% dos afogamentos ocorrem ao redor do domicilio e 50% dessas crianças foram vistas minutos antes circulando dentro ou ao redor de casa.
• Afogamento é a segunda causa de mortes em crianças de 1 a 9 anos e a terceira causa na faixa de 10 a 19 anos de idade – ano 2011.
• 680 pessoas morreram afogadas em piscinas entre 2007 e 2011. 67% em crianças até 14 anos
• Diariamente 3 crianças se afogam em piscinas no Brasil (Google)

“Afogamento não é acidente, não acontece por acaso. Tem prevenção e esta é a melhor forma de tratamento!” (Szpilman 2012). Estima-se que 85% dos afogamentos possam ser evitados.

Neste ano de 2013, a SOBRASA voltou seus olhos as Piscinas e águas abrigadas como lagoas e represas, realizando pela primeira vez um encontro nacional voltado exclusivamente às piscinas e águas abrigadas, áreas de água doce onde ocorrem mais de 70% dos casos de afogamento com óbito.

O evento ocorreu em conjunto com a Expo Emergência – 7ª Feira de Resgate, Atendimento Pré-hospitalar, Combate a Incêndios e Emergências Químico organizado pela Revista Proteção.

Estiveram presentes ao evento, especialistas na área de prevenção e salvamento aquático de 22 estados Brasileiros e ainda o Instituto de Socorros aos Náufragos (ISN) – Marinha Portuguesa.

No dia 31 de Julho a diretoria da SOBRASA se reuniu para discutir diversos assuntos técnicos e administrativos, tais como: as melhores formas de instrução e formação; explanação sobre como ocorreu o 12º Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático em 2012; os avanços do ISN junto a Confederação de Países da Língua Portuguesa (CPLP) no salvamento aquático; os progressos no selo e certificação dos produtos SOBRASA; o recente reforço na legitimidade de todo trabalho da SOBRASA com citações em diversas mídias televisivas e impressas; a parceria como jurado no programa Bandeira Azul; a importância em participar na Conferencia Mundial na Alemanha em Outubro de 2013 (WCDP 2013) e os 10 trabalhos brasileiros que serão apresentados; o aviso do próximo campeonato Mundial de salvamento Aquático na França – ILS; o primeiro material de resgate – tubo de resgate da Flutspuma – certificado pela SOBRASA; os avanços no Projeto de Lei PL 1685 – regulamentando a profissão de guarda-vidas em todo Brasil; o novo programa de prevenção de afogamento em piscinas chamado “PISCINA + SEGURA” que será lançado ainda este ano; nosso próximo evento de piscinas marcado para Minas Gerais – BH, dias 21, 22 e 23 de Agosto 2014; a proposta aceita de uma nova diretoria internacional composta por brasileiros em destaque na área de salvamento morando no exterior; a apresentação do projeto prevenção de afogamento nas escolas – vídeo de prevenção em água doce + Gibi de salvamento + Adesivo de geladeira com medidas de proteção; o novo DVD institucional de prevenção da SOBRASA; o novo projeto em execução de um vídeo de prevenção em enchentes; o lançamento com sucesso de nosso novo “Manual de Emergências Aquáticas” – disponível on-line; as sugestões para nova web SOBRASA – clube de vantagens + manual + novos brindes + novas parceiras + novos brindes aos associados; a apresentação de novos materiais de salvamento – Rescue-boards e equipamentos para bote inflável de resgate; o progresso do Intercambio Brasil-Portugal para guarda-vidas; e a apresentação dos novos formatos e EDA dos cursos de guarda-vidas de piscina.

No dia 1º de Agosto, tivemos a abertura oficial do evento realizada pelo presidente da SOBRASA, Cel BM RR Joel Prates e o representante do Comandante do Corpo de Bombeiros da Policia Militar de São Paulo, Ten Cel BM Eduardo Nocetti Holms(SP). Com a participação e na presença dos maiores especialistas em prevenção e salvamento aquático no Brasil, foi realizado o Simpósio Brasileiro de Salvamento Aquático em Piscinas, onde foram abordados, com uma nova dinâmica mais participativa do público, temas como: Definição de piscina e prevenção; Perfil dos afogamentos em piscinas (idade e sexo); Detecção de Riscos nas piscinas (físico e humano); Observações de um Potencial Afogamento; Formação e Função; Uniforme; comportamento e valores éticos; Materiais de suporte no trabalho; Leis e recomendações em vigor; partes Essenciais de um Socorro; Primeira Avaliação do Afogado e Reboque na Água; Salvamento Equipado; Transporte da Vítima da Água para borda e retirada; Afogamento; Uso de oxigênio e EPI; Traumas e Situações clínicas mais frequentes; e boletim de socorro e departamento médico.

Veja grade e as palestras abaixo

Desde o ano de 2008 a SOBRASA homenageia civis e militares que tenham se destacado por sua participação relevante nas atividades concernentes ao salvamento aquático nos aspectos educacionais, operacionais ou de envolvimento humanitário, de modo a se tornarem merecedoras do reconhecimento público. Para tanto são indicadas personalidades internacionais e do Brasil que preencham tais características e, após avaliação de uma comissão especialmente composta para esse fim, foi realizado a concessão da “Medalha do Mérito do Salvamento Aquático”, em ato solene, durante o I Simpósio Brasileiro de Salvamento Aquático em Piscinas. Nesta oportunidade a SOBRASA concedeu a medalha a Sra Odele Souza – mãe dedicada à luta na prevenção de outros incidentes como o que aconteceu a sua filha Flávia. Veja mais em seu Blog: Flávia, vivendo em Coma…, ao Senador João Durval por sua luta dedicada a aprovação da lei que regulamenta a profissão de guarda-vidas e segurança aquática em todo Brasil, aos militares Ten Cel BM Eduardo Nocetti Holms(SP), Major BM Waldeci Gouveia Rodrigues(MG), Ten BM Vitor Puato de Almeida (SP) e 1º Sgt BM Sgt Juliano de Figueiredo Silvério Alves(MG), ao Prof Waltecir Lopes (SP) por sua incansável luta pelas melhores formas de redução do número de afogamentos em nosso país e ao Sr. Wanderley Cinachi – desenvolvedor do melhor tubo de resgate para salvamento aquático do Brasil – o tubo da Flutspuma.

No dia 2 de Agosto tivemos uma excitante manhã no Clube Círculo Militar, durante a realização do WORKSHOP com 3 diferentes estações práticas:
1. Prevenção e vigilância em piscina – Os alunos aprenderam a identificar os riscos físicos e humanos de incidentes que possam ocorrer em piscinas.
2. Materiais básicos e técnicas de salvamento – Os alunos praticaram diversos tipos de salvamento equipado ou não em situações diversas como em afogados conscientes e inconscientes.
3. Primeiros socorros ao afogado e uso de oxigênio – foram levantadas todas as possibilidades de ressuscitação em casos de parada cárdio-respiratória, não somente com afogamentos como em diversos tipos de situações de atendimento médico de urgência na piscina e em seu entorno.

No período da tarde deste mesmo dia 2 de Agosto, os alunos candidatos à guarda-vidas de piscina, realizaram uma prova de proficiência (profissionais que já exercem a função de guarda-vidas de piscina, mas não possuem uma certificação nacional válida) em 4 etapas: prova escrita com 78 questões, uma prova física de natação 50m < 50 segundos e 200m corrida < 45 segundos, uma prova pratica de salvamento de vitima consciente e/ou inconsciente – usando ou não os equipamentos, e uma prova pratica de RCP e primeiros socorros. Todas de caráter eliminatório. Tivemos uma aprovação maior de 80% dos candidatos, mostrando que o aprendizado ao longo destes dias foi de excelente padrão técnico.

O formato do simpósio foi um sonho realizado, com a participação imensa e intensa de nossa platéia de especialistas e participantes, tendo sido consagrado por todos como o melhor evento técnico já realizado na área de segurança aquática em piscinas. Todos saíram extremamente enriquecidos. Nosso maior lucro foi sem dúvida a troca de informações e a possibilidade de aprendermos uns com os outros ao trabalharmos juntos com tantos instrutores e especialistas na área aquática.

O próximo evento de Piscina de prevenção e segurança em piscinas será em Agosto de 2014, em BH, onde teremos worshops exclusivos a instrutores de todo Brasil.

Parabéns a todos os envolvidos direta e indiretamente.

Dr David Szpilman
Diretor Médico – SOBRASA

artigo

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secretário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com