Guarda-vidas se destacam na apresentação de tese em educação de prevenção de afogamentos em Universidade

Por Rafael de Barros

Na tarde de hoje (15/06) eu e o GV Jeferson da Silva assistimos a defesa de tese dos trabalhos de conclusão de curso dos acadêmicos de Educação Física e Guarda Vidas Thuany (nota 10), Rodrigo e Mateus, que utilizaram o questionário do Gv Jeferson para aplicar a pesquisa em alunos do 6º ao 9º do ensino fundamental sobre conhecimentos em Prevenção e Afogamento aos alunos da rede pública e particular dos municípios de Palhoça e Florianópolis, no Cefid/UDESC.

Na ocasião os acadêmicos apresentaram diversos dados importantes que mostraram a realidade regional do tema, dentre eles: a superestima dos jovens em relação a suas habilidades de natação, a falta de informação generalizada (com relação aos números de emergência e a sinalização de praia) e por último que a maioria deles já presenciou ou conhece alguém próximo que foi vítima de afogamento.

O encontro serviu também para estreitar as relações da SOBRASA com o corpo docente da universidade que sentiu a necessidade de estar capacitado e preparado para lecionar sobre o tema.

Prevenir é Salvar!!!

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secretário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com