Especialista do Inpe explica a incidência de raios durante o verão

Calor e umidade contribuem na formação de tempestades com descargas.
Orientação é procurar lugar seguro e se afastar de tomadas elétricas.
Do G1 Vale do Paraíba e Região

O coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Osmar Pinto Júnior, falou sobre os cuidados que devem ser tomados quando se enfrenta uma tempestade com raios, como a que matou o engenheiro Thiago Ribeiro da Costa, de 31 anos, e a esposa dele no último domingo (6), em Bertioga, no litoral sul de São Paulo.

O corpo de Thiago deve chegar no início da madrugada desta terça-feira (8) a Guaratinguetá, onde será velado e sepultado, às 10h30, no cemitério do Pedregulho. Segundo informações da administração do cemitério, a família da vítima foi até o local na manhã desta segunda-feira (7) assinar a documentação necessária para a realização do funeral. A mulher deverá ser encaminhada para Portugal, país de origem dela.

Segundo Osmar, no Verão é mais comum a incidência de descargas elétricas. “O calor é a energia que vai formar as tempestades. Então, havendo calor e havendo umidade, nós temos os ingredientes fundamentais para que hajam tempestades”, explicou.

Ainda segundo ele, durante uma tempestade com raios, a dica é se abrigar. “Sempre que possível, corra para dentro de um automóvel, um lugar mais seguro a ficar ou corra para dentro de um prédio e fique longe do contato direto com as tomadas da rede elétrica”, disse.

Acidente
Thiago e a mulher, enóloga portuguesa Inês Cruz, de 29 anos, estavam caminhando na beira do mar na Praia do Centro de Bertioga quando foram surpreendidos por uma tempestade e acabaram sendo atingidos por um raio. Eles eram casados há quatro anos e viviam em Itupeva, no interior de São Paulo. Os dois estavam na região para aproveitar o fim de semana.

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secretário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com