logo


Este espaço prepara professores de educação física para serem multiplicadores da prevenção em afogamento, permitindo a realização da SEMANA PISCINA+SEGURA e a educação continuada ao longo do ano em academias, escolas e clubes de natação.

LINHAS GERAIS DAS ATIVIDADES DA EDUCAÇÃO CONTINUADA E SEMANA PISCINA+SEGURA
• As academias, escolas e clubes de natação de todo Brasil são convidadas a se juntarem nesta ação.
• São oferecidos gratuitamente as academias, escolas ou clubes conteúdos apropriados a crianças, adolescentes e adultos, conforme seu público alvo. Cada instituição poderá adaptar e realizar ajustes em suas de atividades.
• Os professores de natação destas entidades são capacitados GRATUITAMENTE em emergências aquáticas e na execução das ações da SEMANA PISCINA+SEGURA. Todo conteúdo de treinamento aos professores de natação esta disponibilizado on-line.
• A Instituição deverá se inteirar de como tornar sua PISCINA+SEGURA (5 medidas recomendadas).
• A Semana PISCINA+SEGURA abrange diferentes ações/aulas com alunos e pais/responsáveis.
• A instituição emitirá um convite (pessoal e/ou em forma de cartaz e/ou mídia social) com 1 a 2 semanas de antecedência a todos seus alunos, extensivo aos pais e responsáveis explicando brevemente a semana PISCINA+SEGURA e seu cronograma.
• Os professores irão fazer durante uma semana de 2ª a 6ª feira aulas/interações de igual teor.
• Aos alunos o objetivo é ensinar na primeira aula e reforçar o aprendizado, numa segunda ou terceira aula.
• O aluno que faz aula de natação duas vezes por semana irá participar de 2 aulas, o que faz três vezes por semana de 3 aulas e, quem faz todos os dias, 5 aulas.
• Na primeira aula da semana que o aluno vivencia os pais são convidados a assistirem a aula das crianças como ouvintes para que tenham conhecimento sobre o que o professor está ensinando e possam fazer o reforço em sua residência.
• As crianças irão receber instruções na forma de atividades sobre os principais riscos nas piscinas e aprenderão a evitá-los através de teatralizações e atividades práticas adaptadas ao perfil de cada turma/alunos.
• Para cada risco haverá uma dica, e para cada dica haverá alguns tipos de exercício propostos a demonstração ou prática da dica de prevenção, de forma que seja adequada a idade e aquacidade do aluno. A instituição em seu planejamento poderá optar em executar um ou mais exercícios propostos.
• Haverá uma prática aos alunos dentro da água usando roupas simulando queda acidental dentro da água.
• Aos pais e responsáveis será garantido um mínimo de uma interação sem as crianças onde será apresentado um vídeo e discutida questões de segurança em piscinas.
• O vídeo de prevenção em afogamento em água doce poderá ser veiculado durante toda a semana nos locais disponível dentro da instituição. Acesse o vídeo em https://www.youtube.com/watch?v=HLTyifcKV-c
• De forma a enriquecer o universo de participantes na campanha é sugerido às academias que possibilitem que seu aluno possa trazer um convidado como ouvinte.

DATA
A próxima Semana Piscina + Segura ocorrerá de 21 a 25 de Novembro de 2015 em todo o país.
Nota: O conteúdo programático das atividades não estará limitado à semana PISCINA+SEGURA, devendo ser incentivado ao longo de todo ano.

PÚBLICO ALVO
A semana PISCINA+SEGURA é uma campanha de conscientização para alunos de natação, sejam eles crianças, adolescentes ou adultos, assim como seus pais e responsáveis abordando os riscos que existem nos locais onde há piscinas e outros espelhos de água e formas de prevenção.
Serão desenvolvidas atividades diferenciadas para os seguintes grupos
1.ALUNOS
a.Crianças (2 a 12 anos) – Em adaptação (nível 1) e já adaptados (nível 2)
b.Adolescentes e adultos (nível 3)
2.PAIS e RESPONSÁVEIS
Nota: Com bebês (idade menor de 2 anos) a participação será indireta através da palestra com os pais ou responsáveis

TRAJE PARA A SEMANA
Alunos irão participar da aula prática com short e blusa por cima do maiô/sunga, para que possam vivenciar a experiência de cair na piscina de roupa e, caso isso ocorra, não ficarem assustadas, pois já passaram por essa experiência e sabem o que fazer.
A aula poderá ser oferecida para uma faixa etária de 2 à 14 anos e deverá ser adaptada pelo professor(a) de acordo com essa faixa etária.
Adolescentes e adultos com traje normal para natação
Pais e responsáveis não irão entrar na água, ou seja, traje normal.

A capacitação dos professores de natação de clubes, escolas e academias de natação será executada em 2 etapas, ambas realizadas através deste site, gratuitamente.

PRIMEIRA ETAPA – Consta de um curso informativo sobre emergências aquáticas de forma a capacitar o professor com informações (para uma boa performance, sugerimos um acerto maior de 70%).

SEGUNDA ETAPA – Visa capacitar o professor a realizar as ações durante a semana com alunos e pais/responsáveis.