Baleias Jubarte fora de Perigo

Por Marcelo Szpilman

Na semana passada, a notícia de que as populações da espécie baleias-jubarte (Megaptera novaeangliae) do Oceano Atlântico Sul Ocidental já estão fora de perigo de extinção passaram da categoria “ameaçada” para “quase ameaçada” nos surpreendeu a todos de forma muito positiva.

Como Aqualung / Instituto Ecológico Aqualung ficamos duplamente felizes. Apoiamos o Projeto (e Instituto) Baleia Jubarte entre os anos de 1991 e 2001 e nos sentimos muito gratos por termos dado uma pequena contribuição para o objetivo comum agora alcançado.

O trabalho incansável de proteção e conscientização nos últimos 27 anos, de profissionais competentes do Projeto Baleia Jubarte (desde 1987) e do Instituto Baleia Jubarte (desde 1996), resultou em mais uma importante demonstração de que o foco na conservação, com trabalho sério e persistente, traz resultados desejados.

Na década de 1980, quando o Brasil proibiu a caça à baleia, havia apenas 500 a 800 exemplares de baleia-jubarte migrando ao longo da nossa costa para as águas quentes da região de Abrolhos, no sul da Bahia. Em 2012, esse número subiu para 12 mil animais. E a previsão para o próximo censo, que deve ocorrer ainda em 2014, é de esse número saltar para mais de 20 mil baleias.

Além de constatarmos que estamos no caminho certo, esse exemplo nos mostra que outros animais ameaçados, como botos, peixes e tubarões, também necessitam da atuação séria de pessoas e projetos e da conscientização da sociedade para essa questão.

Tenha atitude! Apoie e participe de ações de preservação de seres marinhos.

APOIO FUN DIVE, WODEN!, TREM DO CORCOVADO e EMBRATEL
Junte-se a essas empresas. Seja também um apoiador.
____________________________________________________________________________________
*Marcelo Szpilman, biólogo marinho formado pela UFRJ, com Pós-graduação Executiva em Meio Ambiente (MBE) pela COPPE/UFRJ, é autor dos livros Guia Aqualung de Peixes (1991) e de sua versão ampliada em inglês Aqualung Guide to Fishes (1992), Seres Marinhos Perigosos (1998), Peixes Marinhos do Brasil (2000) e Tubarões no Brasil (2004). Por ser um dos maiores especialistas em peixes e tubarões e escritor de várias matérias e artigos sobre natureza, ecologia, evolução e fauna marinha publicados nos últimos anos em diversas revistas, jornais, blogs e sites, Marcelo Szpilman é muito requisitado para ministrar palestras, conceder entrevistas e dar consultoria técnica para diversos canais de TV. Atualmente, é diretor do Instituto Ecológico Aqualung, diretor do Projeto Tubarões no Brasil, membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro (área de Meio Ambiente e Sustentabilidade), membro e diretor do Sub Comitê do Sistema Lagunar da Lagoa Rodrigo de Freitas e colunista da Rádio SulAmérica Paradiso FM 95,7 com o boletim ECO PARADISO, em duas edições diárias sobre meio ambiente e sustentabilidade.

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secretário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com