logo



A ONU declarou o dia 25 de julho “World Drowning Prevention Day” e nós vamos celebrar com mais vidas salvas.
VER a resolução completa da ONU – Evento inédito no mundo todo.
[/column]

DIVERSAS AÇÕES OCORRERÃO EM TODO MUNDO COM APOIO DA ONU e ILS.
Em face da pandemia, incentivamos a realização das ações á distancia com propósito de nos manter unidos, seguros, treinando a prevenção e celebrando juntos a redução dos afogamentos no Mundo. A garantia de estarmos juntos é a certeza do sucesso deste evento que a diretoria SOBRASA planejou com muito carinho para todos nós e pela segurança de nossas águas.

A SOBRASA organizou 2 grandes ações:
1. Desafio dos melhores vídeos, posts, mascote em prevenção postados em grupo de Facebook SOBRASA ao longo dos dias 5 a 20 de julho, com premiação aos melhores registrados no dia 21/07 e resultado dos vencedores no dia 25/07.
2. Celebração do dia 25 de julho contra os afogamentos, através de postagens de um de nossos flyers e/ou mensagens.

OBJETIVO
REDUÇÃO DO NÚMERO DE AFOGAMENTOS NO MUNDO. 
Executado por qualquer instituição / empresa / individuo que queira participar.

Que atividades devem ser realizadas no dia 25?
Em face da Pandemia, disponibilizamos todos nossos “flyers” e mensagens prontas (CLIQUE AQUI) para você compartilhar em suas mídias sociais, bastando adicionar seu logo, sua marca, sua mensagem, seu comentário (mantenha nossa arte intacta), e marcando #sobrasa @sobrasa e #DiaMundialPrevençãoAfogamento.
Quanto mais uniforme nossa mensagem maior impacto terá. Se preferir salve nossa moldura para inserir sua mensagem/foto.

O “DESAFIO SOBRASA” (postagens de 5 a 20) será nosso aquecimento ao ponto principal “DIA Mundial da Prevenção em Afogamento” – CLIQUE NA FIGURA se quiser ver categorias, regras e premiações.


Para quem estiver em baixo risco de COVID, escolha abaixo conforme sua experiência, seu público e possibilidade. 

PREVENIR É SALVAR – EDUCAR PARA NÃO AFOGAR!

Ações diretas a esta faixa etária necessitam grande experiência anterior, pois algumas atividades podem incentivar a pratica na água ou reduzir o medo, possibilitando o aumento do risco de afogamento. Sua ação deve ser voltada para os responsáveis - escolha uma ação no grupo maior de 10 anos. COMO ALTERNATIVA - Escolha um de nossos GIBIS (água doce, praias, inundações, ou piscinas, casas) imprima para as crianças e leia com ela, enquanto os pais/responsáveis assistem no fundo da sala.
→ Opção 1 - Escolha um cenário aquático (RIOS, PISCINAS, PRAIAS, CASA ou outros) e debata as 5 medidas de prevenção (riscos e dicas) - Faça uma encenação usando máscaras (KIM e TATÁ), ou marionetes, ou teatro de dedo (com a Cap Tatá), ou fantasias ou apenas uma brincadeira - Grave tudo em vídeo e poste em nosso grupo Facebook SOBRASA - tempo 20 a 30 min.
→ Opção 2 - Projete um dos 3 vídeos em desenho animado (água doce, praias ou inundações), piscinas, casa e interaja fazendo perguntas, brincadeiras e/ou charadas. A exposição do vídeo pode ser seguida da projeção das figuras em powerpoint. BAIXE AQUI um exemplo em Powerpoint para projetar ou MONTE O SEU COM NOSSAS FIGURAS (água doce, praias e inundações - desenhos em formato comprimido e necessitam de um programa de descompressão.rar) – tempo 15 a 45 min
→ Opção 3 - Jogos de prevenção on-line - Clique aqui.

→ Opção 1 - Imprima ou projete em powerpoint ou vídeo a tabela de risco em afogamento e discuta os 5 níveis de competencia aquática - tempo de 15 to 30 min.
→ Opção 2 - Escolha 1 ou mais cenários (RIOS, PISCINAS, PRAIAS, CASA ou outros) que melhor esteja(m) relacionado(s) ao risco de seu público. Projete ou imprima e distribua as mensagens com 5 dicas. Peça que criem uma peça de teatro curta (5 min) contando uma história com as dicas. Não precisa envolver todos, mas apenas a metade, e a outra metade irá decidir e criticar o desempenho da apresentação e suas dicas. Use mascaras, ou marionetes, ou fantasias ou apenas a interpretação. Grave tudo em vídeo e poste em nosso grupo Facebook SOBRASA – tempo de 30 to 45 min.
→ Opção 3 - Usando a CADEIA DE SOBREVIVÊNCIA EM AFOGAMENTO em um formato a sua escolha (todos são gratuitos para baixar no site exceto as camisetas que podem ser adquiridas clicando aqui: vídeo explicando, impressa, banner, projeção ou usando camisetas). Debata cada anel (ação) da cadeia pedindo um voluntário que lhe ajude com as perguntas (use linguagem adequada a cada idade) - tempo de 15 a 45 min. Exemplo 1 Portugues Exemplo 2 Espanol  Banner em alta resolução No anel Prevenção - aborde 2 ou 3 cenários e apenas as 5 dicas principais. → Nos anéis Segundo ao quarto anel - Limite-se a informar como ajudar sem entrar na água, ou seja sem o risco de se tornar uma segunda vitima. → No anel suporte de vida – só ensine todo processo aos maiores de 10 anos. Para idade de 6 a 9 anos limite-se a reconhecer uma emergência, a quem ligar (193) e o que falar, e como manter as vias aéreas abertas até o socorro chegar.

Se já realizou ações mais simples e deseja realizar PROGRAMAS DE PREVENÇÃO - CLIQUE AQUI

No vídeo abaixo, clique nos 3 traços e você verá varias opções de vídeos. As marionetes do Capitão Kim e Capitã Tatá podem ser adquirida em nosso clube de vantagens.

Publique seu vídeo e/ou fotos em nosso grupo Facebook SOBRASA. Diga onde e quando ocorreu ou vai ocorrer, quantas pessoas participando e faixa etária.

Reporte suas ações em PORTUGUÊS (para estar no próximo informe SOBRASA 2022)

No vídeo abaixo, clique nos 3 traços e você verá varias opções de vídeos para alertar sobre o problema. Use um ou mais para chamar a atenção ou discussão sobre um tema.

GALERIA DE FOTOS
20172018    e    2019