logo


QUIERO VER EN ESPAÑOL

DIVERSAS AÇÕES OCORRERAM EM TODA A AMÉRICA LATINA COM APOIO DA ILS.

VER O QUE QUE FOI FEITO EM 20172018

O objetivo foi simples mas ambicioso – REDUÇÃO DO NÚMERO DE AFOGAMENTOS – Lutando por águas mais seguras.

Organizado pelos países membros do COMITÊ LATINO-AMERICANO DE SALVAMENTO – CLAS
Executado por qualquer instituição / empresa / individuo que queria participar.

Que atividades podem ser realizadas?
Qualquer atividade de prevenção em afogamento – veja abaixo as opções sugeridas (você pode criar e executar a sua própria desde que use as dicas que fornecemos). Quanto mais uniforme nossa mensagem maior alcance terá.

Quando devem ser feitas?
Em qualquer dia da semana de 23 a 29 de Novembro. Recomendamos realizar as atividades no período sugerido (mas não se limite a este), pois terão mais impacto na mídia atingindo mais pessoas.

QUERO BAIXAR O CONVITE PARA MINHA INSTITUIÇÃO – CLIQUE AQUI  ou  em  JPEG

Como comunicar em nossas mídias seus eventos durante esta semana?
Poste seus eventos em nosso FACEBOOK
Envie seu logo e as 3 melhores fotos para sobrasa@sobrasa.org

Reporte suas ações em PORTUGUÊS ou ESPANOL (para estar no próximo informe)

Não se limite a este período da semana – FAÇA SEMPRE AÇÕES AO LONGO DO ANO!
EDUCAÇÃO É PRATICAR E COMPARTILHAR O SABER – PREVENIR É SALVAR – EDUCAR PARA NÃO AFOGAR!

VÍDEO TUTORIAL – COMO ESCOLHER UMA INTERVENÇÃO DE PREVENÇÃO?

PREPARAMOS ABAIXO ALGUMAS SUGESTÕES SIMPLES POR IDADE, disponibilizando ferramentas e alguns exemplos de como fazer.
Se já realizou ações mais simples e deseja realizar PROGRAMAS DE PREVENÇÃO –
CLIQUE AQUI

Grupos por idade e opções de ações simples
ESCOLHA A MELHOR AÇÃO AO SEU PÚBLICO

Grupo 1 a 4 anos

→ Sua ação deve ser voltada para os responsaveis – escolha um dos grupos maiores de 10 anos e aplique a ação.
→ Ações diretas a esta faixa etária necessitam grande experiência anterior, pois algumas atividades podem incentivar a pratica na água ou reduzir o mêdo, possibilitando o aumento do risco de afogamento.
→ Alternativa – Escolha um de nossos GIBIS (água doce , praias, inundações, ou piscinas) imprima para as crianças e leia com ela, enquanto os pais/responsáveis assistem no fundo da sala.

Grupo 5 a 17 anos

→ Opção 1 – Escolha um cenário aquático (RIOS, PISCINAS, PRAIAS, CASA ou outros) e debata as 5 medidas de prevenção (riscos e dicas) – Faça uma encenação usando máscaras (KIM e TATÁ), ou marionetes, ou teatro de dedo (com a Cap Tatá), ou fantasias ou apenas uma brincadeiraGrave tudo em video e postamos aqui a todos – tempo 20 a 30 min.

→ Opção 2 – Projete um dos 3 vídeos em desenho animado (água doce, praias ou inundações) e interaja fazendo perguntas, brincadeiras e/ou charadas. A exposição do vídeo pode ser seguida da projeção das figuras em powerpoint. BAIXE AQUI um exemplo em Powerpoint para projetar ou MONTE O SEU COM NOSSAS FIGURAS (água doce, praias e inundaçõesaos desenhos estão em formato comprimido e necessitam de um programa de descompressão.rar) – tempo 15 a 45 min

→ Opção 3 – Jogos de prevenção on-line – Clique aqui.

Grupo maiores de 10 anos

→ Opção 1 – Imprima ou projete em powerpoint ou vídeo a tabela de risco em afogamento e discuta os 5 níveis de competencia aquática – tempo de 15 to 30 min.

→ Opção 2 – Escolha 1 ou mais cenários (RIOS, PISCINAS, PRAIAS, CASA ou outros) que melhor esteja(m) relacionado(s) ao risco ao seu público. Projete ou imprima e distribua as mensagens com 5 dicas. Peça que criem uma peça de teatro curta (5 min) contando uma história com as dicas. Não precisa envolver todos, mas apenas a metade, e a outra metade irá decidir e criticar o desempenho da apresentação e suas dicas. Use mascaras, ou marionetes, ou fantasias ou apenas a interpretação. Grave tudo em video e postamos aqui a todos – tempo de 30 to 45 min.

→ Opção 3 – Usando a CADEIA DE SOBREVIVÊNCIA EM AFOGAMENTO em um formato a sua escolha (todos são gratuitos para baixar no site exceto as camisetas que podem ser adquiridas clicando aqui: vídeo explicando, impressa, banner, projeção ou usando camisetas). Debata cada anél (ação) da cadeia pedindo um voluntário que lhe ajude com as perguntas a audiência (use linguagem adequada a cada idade) – tempo de 15 a 45 min.
Exemplo 1 Portugues
Exemplo 2 Espanol

Banner em alta resolução

No anél Prevenção – aborde 2 ou 3 cenários e apenas as 5 dicas principais.

→ Nos anéis Segundo ao quarto anel – Limite-se a informar como ajudar sem entrar na água, ou seja sem o risco de se tornar uma segunda vitima.
No anél suporte de vida – só ensine todo processo aos maiores de 10 anos. Para idade de 6 a 9 anos limite-se a reconhecer uma emergência, a quem ligar (193) e o que falar, e como manter as vias aéreas abertas até o socorro chegar.

Exemplos de atividades ao vivo e a cores - VEJA COMO É SIMPLES.

Envie-nos sua ação em vídeo (email ou whatsapp) para postarmos aqui (assim que começar o primeiro vídeo você poderá ir ao próximo clicando no botão avançar abaixo do vídeo). As marionetes do Capitão Kim e Capitã Tatá podem ser adquirida em nosso clube de vantagens.

ALERTAS SOBRASA PARA IMPACTAR SEU PÚBLICO

use durante a semana para inicio de interação ou discussão sobre um tema.

Só agradecimentos a todos


Junte-se a este time de campeões

Envie para o email sobrasa@sobrasa.org 1. O logotipo de sua instituição, 2. Local onde ocorrerá e como a sociedade pode participar, (meio de contato, atividade proposta e local onde será realizado) 3. As atividade(s) desenvolvida(s) com o número estimado de pessoas a atingir/atingida, e 4. 5 fotos mais representativas do evento.

videos mensagens


GALERIA DE FOTOS DA SEMANA

GALERIA DE FOTOS 20172018    e    2019