logo



1354719834_ACP_PDF 2_file_document

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente e atual Diretor Médico da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com
  1. Cesario Santos Responder
    Gostaria de saber de caso de PCR em afogado eu inicio RCP ou Ventilação ??
  2. luciano Responder
    olá, boa noite!! gostaria de me associar ao sobrasa, só que não há outra forma de PG sem ser cartão de credito? e sobre os cursos gratuitos! como faze-los? como envio meus documentos para comprovação de Guarda vidas? um abraço a todos!!
    • Dr David Szpilman Responder
      torne-se um membro do CLUBE DE VANTAGENS em https://www.sobrasa.org/clube_vantagens_sobrasa/ Sobre os cursos gratuitos, é só realizar cadastro em https://www.sobrasa.org/torne-se-um-associado-da-sobrasa/ e em seguida login Aí entra em https://www.sobrasa.org/cursos-informativos-gratuitos/ E escolhe o curso que desejar
  3. Inacio Da Silva Gomes Responder
    Ótimo assunto a ser divulgado a todos e com ênfase aos professores de Educação Física que atuam na área de natação. Voces poderiam ministrar cursos sobre o afogamento em academia ???? ?????
    • Dr David Szpilman Responder
      sim, entre em contato com sobrasa@sobrasa.org que lhe encaminharemos ao nosso diretor estadual
  4. Felipe Responder
    Estou em um curso de formação e me surgiu uma duvida a respeito do afogamento em aguá salgada e água doce. Sei que do ponto de vista de APH é para tratar de maneira igual em ambos os casos. Mas se tratando de qual dos dois é pior? qual causa mais risco de vida à vitima? me ficou essa duvida. O fato de em água salgada as celulas sanguíneas sofrerem hemoconcentração e grande parte do liquido ir para os pulmoões e chegando aos alveolos pulmonares me fez crer, do ponto de vista lógico que o afogamento em água salgada para a vitima é mais perigoso. Então qual afogamento pode trazer mais risco de vida para a vítima ?agua doce ou salgada?
    • Dr David Szpilman Responder
      A água nos alvéolos provoca a inativação do surfactante e sua lavagem. A aspiração de água salgada e água doce causam graus similares de lesão, embora com diferenças osmóticas. Em ambos os tipos de afogamento - água salgada e água doce - o efeito osmótico na membrana alvéolo-capilar rompe em parte a sua integridade, aumenta a sua permeabilidade e por conseqüência provoca a sua disfunção. O quadro clínico causado por esta alteração na membrana alveolar-capilar se traduz em edema pulmonar, que diminui principalmente a troca de oxigênio e pouco afeta a troca de CO2. O efeito combinado de fluidos nos pulmões com a perda de surfactante resulta em redução da complacência pulmonar, aumento da área de shunt arterial, atelectasias e broncoespasmos.
  5. Pingback: Afogamento: você sabe o que fazer para prevenir? - Pediatra em Belo Horizonte | Letícia Rubim

  6. Pingback: Nado de sobrevivência - Guia do Sobrevivente: Sobrevivencialismo, Preparação e Autossuficiência

Deixe um comentario

*

dois × 5 =

captcha *