SURF-SALVA em Fortaleza – CBMCE – TC Barreto

O Corpo de Bombeiros Militar, através do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano-CTDH, realizou no dia 12 de julho, instruções de Salvamento Aquático para os Jovens Brigadistas de Valor – JBV.

Os adolescentes receberam, durante toda a manhã, instruções sobre: utilização da prancha de Surf, salvamento no mar e orientações de prevenção de afogamentos na praia.

Para o Coronel Barreto, é muito importante que os adolescentes tenham acesso a essas orientações, uma vez que essa faixa etária costuma aparecer com mais evidência nas estatísticas de afogamentos. “De acordo com a sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), o afogamento é a 3ª causa de morte entre indivíduos de 10 – 19 anos. “Nas nossas praias, sempre damos uma atenção especial nas orientações de segurança aos grupos de adolescentes que frequentam a nossa orla”, ressalta o Coronel Barreto.

Preocupada com esta situação, o Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano – CTDH vem difundindo, o projeto “SURF-SALVA”, uma forma rápida de educação de surfistas na arte de prevenir e salvar. Curso completamente gratuito, sem fins lucrativos, original do Rio de Janeiro nos anos 80. O projeto se dedica a ensinar aos surfistas os procedimentos básicos nestes casos.

Os alunos do JBV tiveram a honra de ter essa brilhante aula sendo ministrada pelo Coronel Barreto, fundador e coordenador desse projeto “SURF-SALVA” no estado do Ceará. O Coronel doou parte do seu precioso tempo, para capacitar os nossos jovens na arte de salvar vidas, utilizando prancha de Surf. A praia escolhida para esse treinamento foi a Praia da Leste, mais a Oeste da orla de Fortaleza – CE, contou com o apoio dos Bombeiros Militares, Subtenente Haroldo e Subtenente Oliveira e com a presença de quarenta alunos do JBV, que ficaram fascinados por esses ensinamentos.

JBV, disciplina, força e honra.
Salvar

Francisco Haroldo Lima Filho

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secretário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com