SURF-SALVA 05 de março de 2017 Praia do Ouvidor, Garopaba/SC

No último domingo (05/03/2017), rolou na Praia do Ouvidor em Garopaba/SC, III SURF-SALVA do FLORIPA SLSC, um projeto da SOBRASA,  que possui como objetivo capacitar surfistas e frequentadores da praia sobre prevenção, ambiente costeiro e afogamento, que é a segunda principal causa de óbitos em crianças de 01 a 09 anos e a 2ª entre jovens e adultos de 10 a 19 anos.

O curso foi contou com a participação de mais de 15 alunos entre pais e filhos em uma interação genuína, além de surfistas de todas as categorias, instrutores de SUP, guarda-vidas, moradores da região e frequentadores da praia. E iniciou com a abordagem dos conceitos de afogamento, prevenção e primeiros socorros ao afogado. Os alunos também tiveram a oportunidade de contextualizar suas vivências de incidentes ocorridos.

Os participantes entenderam o papel fundamental da prevenção na cadeia de sobrevivência ao afogamento, segundo o instrutor de SUP Thiago Ferst: “o importante de ações de conscientização como esta é capacitar outras pessoas para agir nestes casos, como dizem no Hawai keep other eyes looking, ou seja, que outros possam vigiar enquanto não estivermos vigiando.

Na sequência, todos foram a praia para aplicar o conhecimento adquirido e a atividade finalizou com simulações de resgate com prancha onde os participantes colocaram em prática o aprendizado. Os pequenos mostraram muito interesse e entusiasmo participando ativamente da prática, demonstrando interesse principalmente nas modalidades de LifeSaving Esportivo como o Rescue Board (Resgate com Prancha), praticando uma remada em dupla extremamente sincronizada e rápida.
Nas palavras da mãe do pequeno surfista e participante Kaylan de 9 anos, a Sra Denny Meller: “ Muito show nosso evento!!!

Principalmente por ver o interesse dos pequenos que em breve estarão cuidando das nossas praias. A família ALOHA KAI agradece a todos.”

Neste clima familiar e descontraído o curso finalizou com um churrasco típico argentino, na beira da praia, regado a Choripan e muitas risadas. O FLORIPA SLSC agradece a todos os participantes que contribuíram para a realização do curso, em especial a FAROL SUP e ao Corpo de Bombeiros de Garopaba. Nosso muito obrigado e até a próxima!

Grande Abraço da Equipe FLORIPA SURF LIFESAVING CLUB
Rafael de Barros Oliveira
Alexandre Gallo

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secretário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com