SOBRASA em Curso OFF SHORE com a Marinha Portuguesa – ISN

10 guarda-vidas, membros da SOBRASA partiram em direção a Lisboa, Portugal, liderados pelo TC Carlos Smicelato, a fazerem um curso de salvamento aquático com embarcações de 9 metros.

A SOBRASA agradece a marinha Portuguesa, ao Instituto de Socorro aos Náufragos (ISN), ao Contra Almirante Antonio Silva Ribeiro, Diretor Geral da Autoridade Marítima Portuguesa e ao Cmte Nuno Leitão, pelo convite, organização e recepção da equipe Brasileira. O curso terá a duração de 14 dias intensos de treinamento no mar.

Este certamente será um começo ao Brasil na área de salvamento offshore.

Hoje, dia 15 de Fevereiro de 2016, foi a abertura com a apresentação de cada aluno. A abertura foi feita pelo contra almirante António silva ribeiro, diretor geral da autoridade marítima portuguesa. Encerramos o dia com uma excelente aula sobre meteorologia. Amanhã começamos sobrevivência no mar (14 graus Celsius) e navegação.

Diretor SOBRASA de OFFSHORE
TC Carlos Smicelato

Dia 2 – 16/02
Hoje presenciamos aqui em Caxias uma busca feita pelo ISN. A mulher e duas crianças entraram na agua de madrugada com muito frio. A mulher foi salva, porém as crianças desapareceram.  As buscas se iniciaram imediatamente e continuam.  Deu pra perceber que o sentimento e dedicação do pessoal de ISN é exatamente igual ao nosso. Querem muito abreviar o sofrimento das pessoas envolvidas. Nos faz sentir verdadeiramente parte de uma família cujo sentimento não tem fronteiras.

Dia 3 – 17/02
Sobrevivência e atividades no mar

Dia 4 – 18/02 –  Atividades com embarcações no mar
Hoje tivemos encerrada nossa instrução de sobrevivência e começamos a trabalhar com as embarcações semi rígidas de 21 pés. Fizemos a instrução de virar e desvirar a embarcação. Tivemos também aulas de navegação off shore. Excelente instrução. E o melhor é que esta chegando uma frente com ondas grandes. Vamos q vamos!

Dia 5 – 19/02 – Atividades com embarcações no mar

Dia 6 e 7 – 20 e 21/02 – Day off com muito frio

Dia 8 – 22/02 – Instrução hoje em mar aberto com boas ondas. Realmente asa embarcações do ISN são muito boas.
Fizemos ainda o primeiro exercício noturno. amanhã devemos trabalhar com homem ao mar, resgate de vítima na água e mais exercícios noturnos. as instruções tem hora pra começar mas não pra acabar.

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secretário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com