SOBRASA e Brigada Militar prestam homenagem aos Guarda-vidas no Rio Grande do Sul

Dia do GUARDA-VIDAS

Na manhã de sábado (28/12), em Tramandaí, foi realizado a solenidade alusiva ao dia do guarda-vidas (salva-vidas) e formatura dos salva-vidas civis temporários.

Prestigiaram o evento o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Duarte Fernandes, o subcomandante-geral da BM, coronel Silanus Serenito de Oliveira Mello, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Eviltom Pereira Diaz, o comandante do CRPO Litoral, tenente-coronel Alberche,o presidente da SOBRASA Cel RR Joel Prates , demais oficiais comandantes de praias, autoridades civis e militares.

As primeiras organizações de salva-vidas no mundo são oriundas da frança, com a societé centrale de sauvatage de naufragés, em 1865 e os hospitaliers sauvateurs bretons, em 1873, entidades que em 1901 foram reconhecidas como de utilidade pública.

Um dos alicerces da comemoração do dia dos salva-vidas é bíblico, onde menciona como sendo o dia 28 de dezembro o dia de proteção do anjo Damabiah, da hierarquia do arcanjo Gabriel, responsável pelo bem-estar das pessoas que vivem do mar, para o mar e próximos do mar.

Curiosamente, no dia 28 de dezembro de 1970, a Brigada Militar encampou o serviço de salva vidas, com a primeira turma de policiais militares formados em Porto Alegre exclusivamente para o trabalho de salva-vidas que antes era de responsabilidade dos municípios, passando, desde então, a missão de salvamento no mar para o estado.

Foi realizada homenagens, ao salva-vidas com maior número de participações nas edições das operações golfinhos Paulo Roberto Barrin Joaquim, foram mais de 30 operações, ao melhor colocado do curso de salva-vidas civis temporário, Luis Antonio Coelho Larratea e da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), que homenageou 12 Bombeiros entre eles o Cmt dos Bombeiros Cel Eviltom pereira e Cmt dos salva vidas do litoral norte Tcel Luiz Enesto Duarte .

Houve também a competição entre os salva-vidas, em que a dupla soldado Bruno e soldado Resler ficaram em primeiro lugar, representando a praia de Quintão, com o tempo de 26 minutos e 51 segundos, o segundo lugar ficou com a dupla soldado Kazinski e soldado Paim da praia de Imbé do Sul e em terceiro lugar a dupla soldado Becker e soldado Escobar.

Na categoria feminina em primeiro lugar ficou a Mariane da praia de Tramandaí e em segundo lugar a Daphne da praia de Cidreira.

 

competição dia dos salva vidas-5 competição dia dos salva vidas-7 competição dia dos salva vidas-11 competição dia dos salva vidas-15 competição dia dos salva vidas-18 competição dia dos salva vidas-24 competição dia dos salva vidas-31 competição dia dos salva vidas-35 competição dia dos salva vidas-163 competição dia dos salva vidas-165 competição dia dos salva vidas-173 competição dia dos salva vidas-178 competição dia dos salva vidas-196 competição dia dos salva vidas-197 competição dia dos salva vidas-208 competição dia dos salva vidas-210 competição dia dos salva vidas-215 competição dia dos salva vidas-217 competição dia dos salva vidas-222 competição dia dos salva vidas-232 competição dia dos salva vidas-234 competição dia dos salva vidas-237 competição dia dos salva vidas-243 competição dia dos salva vidas-264

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secretário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com