SOBRASA certifica a 1º PISCINA+SEGURA no Brasil – Acqua Fitness

O Programa PISCINA+SEGURA foi criado com o objetivo de reduzir o número de afogamentos no Brasil. As piscinas são responsáveis por 53% de todos os casos de óbitos por afogamento na faixa de 1 a 9 anos de idade.

A Sociedade Brasileira de Salvamento aquático – SOBRASA – desde 1995 desenvolve ações de prevenção em afogamentos. Em 2013, em função da necessidade de reduzir o número de tragédias com mortes por afogamento em piscinas, iniciou em Abril a elaboração de um novo e inédito projeto no Brasil e no mundo. Fornecer maior segurança a todas as piscinas de uso coletivo e assim surgiu a certificação da primeira PISCINA+SEGURA no país.

Em 2011, o afogamento foi no Brasil, a 2ª causa geral de óbito entre 1 e 9 anos, a 3ª causa nas faixas de 10 a 19 anos, a 4ª causa na faixa de 20 a 29, e 6.494 brasileiros (3.4/100.000 hab) morreram afogados. As piscinas foram responsáveis por 1,6% de todos os casos de óbito por afogamento, mas representam 53% de todos os casos na faixa de 1 a 9 anos de idade.

É surpreendente constatar que no Brasil, embora mais de 90% dos óbitos por afogamento ocorram em água doce do tipo: piscinas, parques aquáticos, represas e rios, não existam até o momento nenhuma legislação Federal que sustente ou exija um mínimo de segurança nestes ambientes. Por esta razão, a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA – elaborou uma proposta de Lei que contempla este importante tópico em nosso país (veja em www.SOBRASA.org). Entretanto, como esta Lei encontra-se em andamento no Congresso Nacional e como a SOBRASA vem sendo procurada por diversos setores da área aquática a prestar esclarecimento e ajuda quanto ao item segurança, principalmente em piscinas, ficou estabelecido por sua Diretoria (2012-16) que uma das formas de contribuição nesta área seria realizada através de um Programa de Controle de Qualidade em Segurança em Instalações Aquáticas. Assim nasceu o PISCINA+SEGURA.

A SOBRASA define “piscina” para este programa como estrutura destinada a banhos, práticas de esportes aquáticos, realização de atividades terapêuticas e/ou de reabilitação, com os respectivos equipamentos de tratamento de água. As piscinas de academias de educação física, hotéis e clubes devem possuir condições específicas de segurança em afogamento, principal causa de óbitos nestes estabelecimentos. Acessos, serviços, condições higiênicas e sanitárias específicas que reduzam os riscos de incidentes e principalmente estar supervisionado e vigiado todo o tempo de uso da área aquática por guarda-vidas de piscina em número julgado suficiente. A função principal do guarda-vidas nestas instalações é preventiva, mas deverá estar habilitado a prestar socorro dentro e fora da água, e estar certificado por instituição idônea e reconhecida pela SOBRASA.

Foram 9 meses de gestação com reuniões entre especialistas, guarda-vidas, médicos, organizações de direitos da criança, representantes de materiais de piscinas e pais que já sofreram a perda por afogamento em piscina. O I Simpósio Brasileiro de Salvamento Aquático em Piscinas possibilitou formular políticas de prevenção e uma grande troca de informações que impulsionou a conclusão do programa e seu lançamento oficial em Dezembro de 2013.

A primeira academia escolhida foi a Acqua Fitness no Recreio dos Bandeirantes – RJ, local onde o proprietário além de possuir grande consciência da importância da segurança tem grande experiência com o assunto. Em menos de 30 dias a academia conseguiu contemplar todos os itens exigidos pela SOBRASA para ser considerada uma PISCINA+SEGURA, tais como: Ralo anti-aprisionamento de cabelo e partes do corpo e precauções com o sistema de aspiração (parada de funcionamento da bomba), isolamento com grades com tranca/travamento automático da porta em altura não acessível a crianças pequenas, um guarda-vidas de piscina certificado por entidade reconhecida nacionalmente, material de primeiros socorros e curso de Emergências Aquáticas a 100% dos professores e estagiários de natação, assim como fisioterapeutas que realizam hidroterapia com validade de 1 ano.

certificado_piscina+segura_acquaFitness

Segundo um dos responsáveis pelo projeto, o Professor Marcelo Barros, diretor da SOBRASA e autor de diversos livros sobre o assunto segurança em piscinas, a academia Acqua Fitness possui um grande diferencial que a tornou palco ideal para estabelecer um modelo de segurança para o PISCINA+SEGURA, “lá existe uma consciência coletiva sobre os cuidados com afogamentos e a academia realiza anualmente, com apoio e coordenação de seu proprietário, dentre diversas ações, uma semana anual de prevenção de afogamentos com todos na área aquática”. Segundo o Sr Antonio Santos, o proprietário, uma das maiores prioridades em sua academia sempre foi a segurança nas piscinas, uma preocupação que o motivou a se candidatar a primeira academia no Brasil a ter um certificado PISCINA+SEGURA, podendo ainda contribuir com suas idéias inovadoras a melhoria da segurança nesta área. A certificação da academia Acqua Fitness foi concluída com um treinamento de emergências aquáticas que foi dado para toda a equipe de professores que trabalham com atividades aquáticas com um tremendo interesse e sucesso na participação.

A SOBRASA, com este programa PISCINA+SEGURA identificou as situações e locais de riscos e criou uma escala de importância na prevenção com cores escalonada de 0 a 10, sendo a cor branca indicativo de baixíssimo risco (1-2 pontos), verde – baixo risco (3-4 pontos), amarelo – médio risco (5-6 pontos), vermelho – alto risco (7-8 pontos) e preto altíssimo risco (9-10 pontos). O programa PISCINA+SEGURA contempla os itens em vermelho e preto e sugere que tenha-se atenção aos outros de menor risco, que embora não fatal, podem provocar lesões, tais como exemplo, um azulejo quebrado, ou uma escada enferrujada.

A SOBRASA realizou uma vasta pesquisa no mercado brasileiro sobre todos os equipamentos de prevenção em afogamentos em piscinas. Foram identificadas novas tecnologias de prevenção e esta coletânea de informações transformou-se em um manual preventivo que todas as academias, clubes e hotéis que tenham interesse poderão ter acesso gratuito, com a finalidade de melhorar sua segurança e dar maior proteção os seus banhistas usuários. Ainda com caráter inovador, os diretores da SOBRASA Dr David Szpilman e o Prof Marcelo Barros elaboraram 2 trabalhos científicos publicados no Congresso de Salvamento Aquático no Uruguai, onde criam uma nova concepção de materiais de prevenção denominados de proativo, medidas que evitam o afogamento e reativo, medidas que alertam que algum afogamento esta em curso ou iminente em ocorrer.

A vantagem da aderência de academias, hotéis ou clubes ao PISCINA+SEGURA é a redução de riscos e incidentes em suas instalações aquáticas. Um relatório é gerado após cada visita e damos a assessoria necessária gratuita a implementação das 5 medidas abaixo que fornecerão mais de 95% de segurança contra afogamentos.
1. Todas as piscinas deverão possuir isolamento com grades/ cercas.
2. Ralo anti-aprisionamento de cabelo e partes do corpo e Precauções com o sistema de aspiração (parada de funcionamento da bomba).
3. Um guarda-vidas de piscina certificado por entidade reconhecida nacionalmente pela SOBRASA para cada piscina
4. Material de primeiros socorros para uso do guarda-vidas.
5. Curso de Emergências Aquáticas a 100% dos professores e estagiários de natação, assim como fisioterapeutas e profissionais que trabalhem na área da piscina com validade de 1 ano.

O programa PISCINA+SEGURA torna a academia um local diferenciado no mercado aquático e desperta assim, o interesse de novos alunos/clientes e pais que buscam práticas aquáticas em locais seguros e com qualidade afirma o Dr David Szpilman.

PISCINA+SEGURA_CAMPANHA_SOBRASAcertifica_acquafitness_piscina+segura5 certifica_acquafitness_piscina+segura3 certifica_acquafitness_piscina+segura1

 

FOTOS DA CURSO DE EMERGÊNCIAS AQUÁTICAS

Curso Acqua Fitness 3 Curso Acqua Fitness Curso Acqua Fitness 2 Curso Acqua Fitness 4

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secretário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com