Projeto Salvador Esporte e Cidadania – Bahia

ONDE: QUADRA DE ESPORTES DE ONDINA

DIA: 18 DE NOVEMBRO

Com aulas de futsal e handebol, iniciativa atende à comunidade de São Lázaro e região
Lançado no 2º semestre de 2013, o projeto Salvador Esporte e Cidadania atua nas comunidades de São Lázaro, Alto de Ondina e Calabar, em Salvador (BA), oferecendo aulas de futsal e handebol a dezenas de crianças. Com atividades orientadas por profissionais de Educação Física, o projeto atende a 100 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos que estejam matriculados em escola regular.

A gestão do Salvador Esporte e Cidadania é realizada pela Associação De Peito Aberto, com o patrocínio da Premium Entretenimento e Camarote Salvador e o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Diretoria Geral de Esporte e Lazer e “as atividades esportivas estão integradas à rotina das escolas e funcionam como uma estratégica ferramenta educacional”.

Para o presidente da Associação De Peito Aberto, Hagmar Madeira, o apoio dos pais tem sido muito importante para o bom resultado do projeto, destacando que as famílias têm colaborado com o processo de implantação e confiado em deixar seus filhos participar das atividades. O gestor explica que a iniciativa tem caráter social e busca “trabalhar valores fundamentais, como a autoconfiança, a inclusão social, o trabalho em equipe e o respeito pelas outras pessoas”, afirma.

O projeto atualmente atende cinco turmas mistas, sendo duas no turno da manhã e três no período da tarde. Todas as crianças praticam as duas modalidades ofertadas, futsal e handebol, em três encontros semanais com 1h de duração.

Ricardo Santana coordenador do projeto explica que n as aulas têm praticado técnicas de recepção e domínio de bola, além dos fundamentos para cada modalidade. De acordo com o coordenador, os educadores utilizam uma metodologia de ensinamento humanista, trabalhando o espírito cooperativo e promovendo a interação e a motivação dos alunos.

Prova disso foi a festa de natal onde tivemos a presença do Corpo de Bombeiros da Bahia – Grupamento Marítimo – Gmar/ Núcleo de Mergulho e da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA que dentro da campanha AGUAS SEGURAS realizaram uma palestra sobre os cuidados e perigos nas féria em locais como piscinas, rios, lagos e praias. Todos os alunos receberam uma revista (GIBI DE PREVENÇÃO) com medidas de prevenção, os alunos também participaram das oficinas.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE SALVAMENTO AQUÁTICO – SOBRASA/BAHIA

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DA BAHIA

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secretário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com