PROJETO KITESURF GUARDA VIDAS

O Kitesurf Guarda-Vidas é um projeto desenvolvido pela 2ª Seção de Salvamento Marítimo – Quartel do Icaraí (2ª SSMAR)-CEARÁ com o objetivo de reduzir o tempo de retirada da vítima de afogamento do mar.

O projeto, realizado através de uma parceria entre os instrutores e praticantes de kitesurf e os guarda-vidas atuantes na Praia do Cumbuco, surgiu da necessidade dos guardas-vidas orientarem os praticantes da modalidade esportiva quanto à segurança dele e dos banhistas, além da possibilidade de utilizar o equipamento de kitesurf para efetuar resgates de afogados, algo inédito no Brasil.

Os velejadores passam por um treinamento ministrado pelos guarda-vidas, onde recebem instruções de prevenção de riscos em áreas marítimas e aprendem técnicas de resgate em emergências aquáticas. Durante o curso, guarda-vidas e velejadores são treinados à utilizar o kitesurf como ferramenta para o atendimento às vítimas de afogamento com o auxílio ou não de flutuadores.

Tempo-resposta
Com a implantação do projeto, foi verificado que o tempo-resposta quando se trata de um resgate de afogamento no mar, partindo da visualização até a retirada da vítima da água, poderia ser realizado em pouco mais 1 minuto.

MAJOR GLEDSON




Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secretário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com