Praia do Forte sediará treinamento de salvamento aquático

Evento oferece 50 vagas para pessoas que trabalham na praia, surfistas e pescadores do Litoral de Mata de São João

O Auditório do Instituto Baleia Jubarte, na Praia do Forte, será o palco de um treinamento de Salvamento Aquático no dia 9 de maio (uma segunda feira), das 8h às 17h30. O evento faz parte do programa Surf-Salva, idealizado e organizado pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), e será ministrado para 50 alunos. Participarão pessoas que trabalham na praia, pescadores e surfistas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail yordanbosco@gmail.com

De acordo com o representante da SOBRASA na Bahia e instrutor do curso, Jorge Cerqueira, as atividades abrangem a introdução ao salvamento aquático, o conhecimento da geografia da praia, o socorro com pranchas à vítimas conscientes e inconscientes, o transportar da água para a areia, entre outras técnicas.

“Hoje no Brasil, os dados sobre afogamentos são assustadores. Mais de 6 mil pessoas morrem afogadas por ano e a maior incidência é sobre crianças, de 1 a 14 anos”, explica Jorge Cerqueira. “A SOBRASA idealizou o Surf-Salva ainda nos anos 80, para poder educar de forma mais rápida os surfistas e as pessoas que vivem ou trabalham na praia. São técnicas que podem salvar muitas vidas e também evitar que os próprio resgatadores se afoguem em uma tentativa de salvamento, sem as técnicas adequadas”, destaca.

“Nosso litoral é grande, muito bem frequentado, mas infelizmente ainda não possui os serviço de salva vidas. Conheço as ações da SOBRASA e o Surf Salva há muitos anos. Jorge Cerqueira é um amigo de longas datas e um dos profissionais de salvamento mais capacitado do Brasil, uma grande referência. É um privilégio de todo nós poder aprender com ele”, conta um dos organizadores do evento na Praia do Forte, o surfista e jornalista Yordan Bosco.

“Com certeza todo surfista experiente já passou por alguma experiência de salvamento. Eu mesmo já resgatei, com a prancha, algumas pessoa das corrente marinha, mas que, felizmente, ainda não estavam se afogando”, diz Bosco.

O Surf- Salva na Praia do Forte é uma realização da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) e de Yordan Bosco e conta com apoios do Projeto Tamar, Instituto Baleia Jubarte, Praia do Forte Hostel (Albergue), Prainha, Rescue Race, Dynamic Style, Associação de Surf da Praia do Forte (ASPF) e Liga Baiana de Surf (LBS).

SERVIÇO
O que: Surf Salva (treinamento de salvamento aquático)
Quem: Todas as pessoas (vagas limitadas)
Quando: 9 de maio, das 8h às 17h30
Onde: Instituto Baleia Jubrte (Praia do Forte, Mata de São João)
Quanto: Inscrições gratuitas

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secretário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com