PISCINA + SEGURA residencial

Ola pessoal, o verão chegou e com ele os riscos de um afogamento aumentam muito.

Você sabia que no Brasil 15 pessoas morrem afogadas todos os dias? E que o afogamento é a segunda causa de morte em crianças de 1 a 4 anos idade e a 4a entre 5 e 24 anos?

As piscinas são responsáveis por 53% de todos os casos de óbitos por afogamento na faixa de 1 a 9 anos de idade.

Pois é, nós pais precisamos estar em total alerta para evitar uma tragédia dentro de nossa casa.

Com apenas 4 medidas você evita 95% da possibilidade de uma tragédia em sua família

Com apenas 4 atitudes você fornece mais de 95% de segurança contra afogamentos na PISCINA de sua residência

Atenção 100% no seu filho(a) a distância de um braço mesmo na presença de um guarda-vidas.

Urgência – Aprenda como agir em emergências aquáticas, faça um curso.

Acesso restrito a(s) piscina(s) com uso de grades ou cercas transparentes com portões auto-travantes a uma altura que impeça crianças de entrar no recinto da piscina sem um adulto.

Sucção de cabelo e partes do corpo deve ser evitado com uso de ralo(s) anti-aprisionamento e precauções de desligamento do funcionamento da bomba.

A. ATENÇÃO em piscinas nada substitui a supervisão de um ADULTO RESPONSÁVEL, portanto o mais importante é manter a sua atenção 100% do tempo em seu filho. E sempre a distancia de um braço. A atenção deve ser mantida mesmo na presença de um guarda-vidas.

U.  URGÊNCIA – aprenda como agir – faça um curso em emergências aquáticas.

A . ACESSO RESTRITO a(s) piscina(s) em sua residência. Mantenha-a isolada das crianças com uso de cerca ou grade transparente e use um portão que tenha uma tranca automática a uma altura que seu filho não possa abrir sozinho.(veja mais detalhes em piscinas coletivas) Quando se tratar de gradil, ele deverá estar íntegro e não escalável com altura (>1,2m), largura(<12cm) entre as barras verticais e no máximo, 8 cm (oito centímetros) entre o piso e o bordo inferior da vedação, isolamento necessário para impedir a passagem de uma criança e possibilidade de interditar a piscina. Atenção ainda em evitar a possibilidade de uma criança colocar uma cadeira e escalar o grade/cerca. Definição de isolamento de piscina a crianças: É o ato de impedir por meio físico/ estrutural o acesso de crianças a piscina. Propósito: O isolamento da piscina com grades ou cerca não escalável, com tranca de travamento automático da porta permite delimitar com precisão as áreas de acesso à sua piscina, mantendo distantes crianças e animais domésticos, as quais poderão circular com segurança ao redor da piscina sem risco de afogamento.

Sugestão de local que oferece este serviço
www.guartecs.com.br

S. SUCÇÃO – Tenha certeza de ter um sistema anti-aspiração de cabelo e corpo, e sempre que utilizar a piscina, mantenha a bomba desligada. (veja mais detalhes em piscinas coletivas)

Definição: Este ralo anti-aprisionamento possui tecnologia que impede a sucção dos cabelos de banhistas, bem como partes do corpo eliminando o risco de aprisionamento e afogamento.
PropósitoImpedir que um banhista fique preso ao ralo de sucção.
Sugestões de locais que oferecem este serviço
http://www.sodramar.com.br
 
www.piscinaicia.com.br/Paginas.aspx?IdPagina=9

Aqui vão mais algumas dicas da SOBRASA para evitar o afogamento em sua casa:

1. Ensine flutuação e brincadeiras na água a partir dos 6 meses e natação a partir de 2 anos, mas não deixe seu filho sozinho na piscina ainda que ele saiba nadar.

2. Caso precise afastar-se da piscina ou banheira para atender um telefone ou campainha ou mesmo pegar uma toalha ou sabonete, leve sempre seu filho consigo.

3. Incentive o uso de coletes salva-vidas para crianças menores e pessoas sem conhecimento de natação e não permita o uso de bóias de braço, pranchas, pneus, e bolas, elas transmitem falsa impressão de segurança.

4. Evite brinquedos próximos à piscina, isto atrai muito as crianças e aumenta o risco.

Aos adultos:

Não permita mergulhos de cabeça em locais raso,
Não permita competições de prender a respiração embaixo da água,
Evite ingerir bebidas alcoólicas e alimentos pesados antes do banho de piscina,
Saia imediatamente da piscina se houver relâmpagos.
Lembre-se de contratar um guarda-vidas se você for fazer uma festa com piscina em sua casa.

Foram 9 meses para seu filho nascer, anos para seu crescimento, mas basta um piscar de olhos para ocorrer o afogamento e perde-lo para sempre.

Portanto perto da água não deixe seu filho sozinho em momento nenhum.
Boa diversão e até mais pessoal!

Se você tiver dúvidas entre no grupo Telegram SOBRASA, e pergunte. Um de nossos voluntários irá te ajudar.