INUNDAÇÕES – Medidas de prevenção em afogamentos

INUNDAÇÕES – APENAS 10 ATITUDES para reduzir os incidentes.

ANTES
Consulte a Defesa Civil antes de escolher, comprar ou construir em um terreno.
Atenção aos boletins meteorológicos e orientações da Defesa Civil.
Use lixeiras altas e fora das ruas e calhas.

DURANTE
1. Ao primeiro sinal de aumento do nível de água, acondicione os pertences de valor, guarde produtos de limpeza e alimentos fora do alcance das águas e abrigue-se em local previamente planejado.
2. Se a água começou a entrar na casa, vá imediatamente para áreas mais altas. Caso não seja possível abandonar, suba no teto e ligue 193 ou Defesa Civil (199).
3. Se houver infiltração, rachaduras, barulho estranho, ou movimentação de postes ou árvores próximas, abandone imediatamente sua residência e notifique a Defesa Civil.
4. Desligue a energia e equipamentos elétricos e só utilize celular. Tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso. Não use velas, lamparinas a álcool.
5. Feche o registro do gás, da água e portas e janelas da casa. Se possível acione a companhia elétrica da cidade para cortar a luz destas áreas inundadas.
6. Encaminhe animais para locais seguros indicados pela Defesa Civil ou, na impossibilidade, solte-os.
7. Transmita alarme aos vizinhos do que esta acontecendo.
8. Fique longe das correntes de água. Nunca tente atravessar áreas inundadas. Mesmo que você saiba nadar bem, não se arrisque em travessias ou brincadeiras;
9. Se for pego em uma correnteza, flutue com a barriga para cima e os pés a frente de forma a proteger a cabeça e acene por socorro. Sempre que possível arranje um material de flutuação para ter consigo.
10. Nunca tente salvar alguém entrando na água, avise o socorro profissional (193), jogue algum material flutuante e aguarde os profissionais chegarem.

# Inundações ocorrem muito rapidamente, não arrisque sua vida e de seus familiares.
# Afogamento é a maior causa de morte em inundações.
# As inundações são o segundo desastre mais recorrente no Brasil, atingindo 30% do total de afetados em desastres e o maior responsável a causar mortes (44% do total).

Veja as 10 medidas juntas

Veja as todas as 10 medidas individuais

BAIXAR NOSSO GIBI

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secretário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com