III Travessia FLORIPA SLSC: COSTA DA LAGOA – SC

Na manhã de sábado, dia 18 de fevereiro de 2017, aproximadamente 80 pessoas, entre nadadores e remadores reuniram-se para realizar a III TRAVESSIA FLORIPA SLSC “COSTA DA LAGOA”, na Lagoa da Conceição, Florianópolis/SC.

O evento foi organizado pelo FLORIPA Surf LifeSaving Club com a intenção de reunir praticantes das diversas modalidades de lazer no meio aquático e proporcionar uma manhã de lazer, aventura e esporte. E contou com a participação de 16 equipes de natação de diversas academias e clubes da cidade: Gana Travessias, Lira, Golfinhos, Águas de Cane, Mahamudra, Natatorium, Paula Ramos, Nine, Astel, Racer, Forma Fitness, Md Multisport, Parceiros do Rio Vermelho, Fósseis do Asfalto, Bombeiros e Guarda Vidas. Além de contar com o apoio do Floripa Stand Up Paddle, Rescue Race, Restaurante Sabor da Costa e Capitania dos Portos de SC.

Antes de iniciar a largada, houve um BRIEFING para indicar o percurso e fornecer orientações de PREVENÇÃO e SEGURANÇA. Houve a possibilidade de 2 opções de percurso, como o banco de areia da lagoa é raso, os atletas escolheram a melhor opção de percurso, de acordo com seu perfil. Enquanto um grupo preferiu nadar deste o Ponto de Largada inicial, outros caminharam até um ponto previamente estabelecido para iniciar a natação.

O percurso de ida longo foi de aproximadamente 2.310 metros e durou média de 40 min, e foi realizado com condições boas para natação como pouca influência de vento, corrente ou marés.

Ao chegar na Praia do Saquinho, os atletas foram recepcionados por uma mesa de frutas e água para hidratação. Posteriormente, tiveram a oportunidade de conhecer e bater fotos desta pequena praia escondida na Lagoa da Conceição, que abriga uma construção particular, semelhante a um castelo da idade média.

No retorno o trecho longo foi de aproximadamente 2.450 metros e também durou a mesma média dos 40 min, pois o fraco vento Nordeste ajudou no deslocamento dos nadadores e remadores.

No total a maioria dos atletas do percurso longo percorreram cerca de 4760 metros de ida e volta, e finalizaram a travessia por volta das 11:30 da manhã.

Ao final, foi realizado um sorteio entre os atletas participantes valendo 3 refeições no restaurante Sabor da Costa, no almoço de confraternização por adesão.

A organização do FLORIPA SLSC, agradece a todos os participantes, colaboradores, membros e apoiadores que se empenharam para realização do evento. Nosso muito obrigado e até a próxima!

Grande Abraço da Equipe FLORIPA SURF LIFESAVING CLUB
Rafael de Barros Oliveira
Coordenador FLORIPA SLSC

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secretário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com