Guarda-vidas Júnior e Voluntários

O objetivo deste curso é fornecer as melhores técnicas para abordagem, reboque e salvamento da vítima de afogamento, para uma pessoa leiga que tenha conhecimento básico de natação. São também fornecidos conhecimento de mar e como proceder em situações de perigo na praia, piscina e outros.

 

Desta forma os formandos voluntários atuarão nas praias somente ajudando os Guarda-vidas profissionais a realizar os salvamentos.

Este projeto da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA, foi iniciado em 1997 e perdurou até 2000, educando 280 jovens a partir de 15 anos.
Teve o único objetivo de educar em prevenção contra afogamento e auxiliar o Grupamento Marítimo do Rio de Janeiro.

O curso GUARDA-VIDAS JUNIOR E VOLUNTÁRIO foi uma forma educativa e inteligente de ensinar aos nossos adolescentes e adultos as melhores formas de prevenir e salvar pessoas nas praias,
reduzindo o número de óbitos. Desta forma semeamos o espírito de salvamento de vidas. O apelo de salvar uma vida é tão forte, que a maior parte dos serviços de salvamento no mundo são compostos
por guarda-vidas voluntários. Este tipo de atividade é amplamente difundida há vários anos no exterior, como na Austrália, Estados Unidos, e Europa com excelente retorno para a sociedade.

Como funcionava ?

GUARDA-VIDAS JUNIOR – idade de 15 a 20 anos e VOLUNTÁRIO – idade acima de 21 anos
Os candidatos ao projeto realizavam uma seleção inicial de prova física e os aprovados participavam de um curso preparatório com duração de 80 horas, durante as quais eram submetidos a testes teórico-práticos, e então somente os aprovados iniciavam o estágio prático de 1 a 3 anos nas praias do Rio de Janeiro junto ao Grupamento Marítimo. O curso não oferecia remuneração e era realizado 2 vezes ao ano.

Quantas vidas estes meninos salvaram e salvarão ?

Matéria em vídeo