Carnaval de lágrimas, em 05/02/2005

Carnaval de lágrimas,
Em 05/02/05
Por Sgt Tibiriçá, Guarda-Vidas e chefe de operações da praia do Pontal de Sernambetiba.

Cinco rapazes saíram juntos de Madureira com destino à casa de um amigo no bairro do Recreio dos Bandeirantes, a fim de passarem o carnaval. Chegando ao lugar no qtr de 21 horas: não encontraram ninguém em casa, resolveram então dar um tempo na praia, exatamente em um quiosque que se localizava ao lado do posto 9 no calçadão.

Entre a alegria e a descontração beberam ali alguma caipirinhas, e algum tempo depois um deles deu a idéia de darem um mergulho no mar, e todos concordaram. Ao entrarem no mar logo foram tragados pela correnteza de uma vala (corrente de retorno). O momento agora não era mais de alegria e descontração e sim de desespero e medo, e começaram então a pedir socorro.
Dois rapazes que passavam correndo pela areia escutaram o pedido de socorro e resolveram tentar ajudá-los, um deles mergulhou e nadou em direção a ultima vitima que se encontrava em mais dificuldade e o outro orientava os demais para que nadassem para o lado em direção a um banco de areia ( baixio ) onde obtiveram bom resultado, já em terra firme notaram que a ultima vitima mais o socorrista tinham desaparecido no mar.

Lua: minguante, maré de vazante, corrente: leste para sul. Temp.da água: 23°, ondas de 2 a 3 pés, mar médio p/ pequeno
Vitima: Robson machado, 38 anos.

Socorrista: A.R., 32 anos, guardião de piscina. Morador de Nilópolis (RJ).

Resgate em 10/02/05, praia do meio • (Barra de Guaratiba).
No qtr de 16hs o GBS recebia uma mensagem através do tel. 193 onde um pescador transmitia que um possível corpo de um homem boiava a deriva no mar desta região. A mesma mensagem foi repassada para o Salvamar da barra onde foi feita a confirmação, em seguida o destacamento de barra de Guaratiba já era acionado para o resgate do mesmo, através de uma embarcação com motor de polpa ocupado por dois guarda-vidas. Chegando a terra no qtr de 18h30min foi verificado através de um cordão de metal, um anel de madeira e um aparelho dentário que se tratava de um das vitimas que se afogara no posto 9 em 05/02/05, justamente o que tentara socorrer.
Avançaram para o local os guarda-vidas Tibiriçá, Vésper e Jakson junto com a família de umas das vitimas onde o pai confirmou que se tratava de seu filho A.R.

Guarda-Vidas de Guaratiba: CB Luis Soares e CB Valério

Tempo de submersão: 105hs
Distancia do local do afogamento para o local do resgate, duas milhas aprox.
Lua nova, maré de vazante, temp. da água= 23°, mar calmo.

Comentário: o rapaz que tentara ajudar a vitima que se afogava no posto 9, segundo soube que o mesmo era guardião de piscina e tinha sido desligado do curso de guarda-vidas da turma de 97.

Obs final: Tudo indica que na abordagem, a vitima em desespero se atracou ao socorrista onde alem de dificultar o resgate provocou a morte de ambos.

Obrigado Sgt Tibiriçá,
Um dia isto não acontecerá mais,
Neste dia ficaremos sem emprego…
Ainda temos muito o que lutar para chegar lá.
Continue na luta meu amigo.
Um grande abraço
Dr Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secretário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com