ALIANÇA PISCINA+SEGURA alerta “o mar está para peixe, mas as piscinas NÃO estão para as sereias”

ATIVIDADE DE SEREIAS PODE PROVOCAR AFOGAMENTOS
Recentemente circulando por todo mundo das piscinas, uma nova modalidade de atividade em piscina, chamada de natação sereia, onde o aluno aprende como usar uma cauda com nadadeiras em piscina.

A nova atividade proposta simboliza o mistério, a beleza, a sensualidade e a inovação de uma nova atividade na água, mas não pontua os riscos de tal atividade, que principalmente em mãos inexperientes ou mal informadas pode levar ao afogamento e este a morte.

Alguns países, como Austrália e Canadá, providenciaram a proibição da modalidade em lei.

Obviamente isto afeta principalmente as crianças, já que o produto esta sendo comercializado em lojas, como nadadeiras coladas ou com o rabo de sereia.

Segundo a Profa Ester Mendes,da Metodologia Gustavo Borges, é importante destacar que nadar com este equipamento é uma atividade de alto grau de dificuldade. Em geral, as sereias que vemos nas apresentações de parques aquáticos, em filmes ou em eventos festivos, são nadadoras bastante experientes, acostumadas à prática da apneia e à realização de habilidades aquáticas mais complexas, como as utilizadas no nado sincronizado. Mesmo assim, elas ainda treinam bastante com a cauda de sereia antes de se apresentar em público.

A Aliança PISCINA+ SEGURA entende como muito importante ALERTAR para as razões que levam tal atividade e produto aos riscos de afogamento.
• Para quem não sabe nadar ou está em aprendizado o risco está associada ao fato de os pés estarem unidos a cauda ou as nadadeiras,implicando em dificuldade corporal para ficar novamente em pé dentro da água.
• Para quem sabe nadar, além de sofrer o mesmo risco de desequilíbrio com o traje ou a nadadeira dentro da água, a tentativa de ficar mais tempo submerso pode eventualmente provocar o apagamento, que levará a morte se não socorrido imediatamente.
• O fato da atividade promover o uso de longos cabelos e soltos, aumenta o risco de sucção pelo ralo da piscina.
• Em crianças, a pratica desta atividade ou uso de nadadeiras deste tipo necessita de supervisão experiente e atenta e não somente a presença de pais no recinto da piscina.

No Brasil o afogamento é a segunda causa de morte em crianças de 1 a 9 anos de idade e a terceira entre 10 e 19 anos. A campanha PISCINA+SEGURA foi criada para reduzir os afogamentos. As piscinas são responsáveis por 53% de todos os casos de óbitos por afogamento na faixa de 1 a 9 anos de idade.Ajude-nos a reduzir os afogamentos.

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA EM PISCINA
APENAS 5 ATITUDES e você vacina sua piscina contra afogamentos.
1. Atenção 100% no seu filho(a) a distância de um braço mesmo na presença de um guarda-vidas.Leve sempre sua criança consigo, caso necessite afastar-se da piscina.
2. Guarda-vidas certificado por entidade reconhecida para cada piscina devidamente equipado com seu flutuador de resgate ou um professor de natação com treinamento em emergências aquáticas durante o horário de aula. (Não se aplica a piscinas residenciais)
3. Urgência – Aprenda como agir em emergências aquáticas. O uso de cilindro de oxigênio é restrito ao guarda-vidas e deve estar em local visível e a disposição na área da piscina.
4. Acesso restrito a(s) piscina(s) com uso de grades ou cercas transparentes com portões autotravantes a uma altura que impeça crianças de entrar no recinto da piscina sem um adulto.
5. Sucção de cabelo e partes do corpo deve ser evitado com uso de ralo(s) anti-aprisionamento e precauções de desligamento automático ou manual do funcionamento da bomba durante o uso da piscina.

RECOMENDAÇÕES DE USO DE EQUIPAMENTOS E FLUTUADORES EM PISCINAS
= Brincadeiras em piscina só com supervisão confiável!
= Bóia de braço ou flutuadores não são equipamentos de segurança – use um colete salva-vidas!
= Evite brinquedos próximos à piscina, isto atrai as crianças.
= Não pratique hiperventilação para aumentar o fôlego sem supervisão confiável.
= Cuidado ao mergulhar em local raso (coloque um aviso).

BAIXE O ALERTA EM PDF

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman

Dr David Szpilman - Sócio Fundador, Ex-Presidente, Ex-Diretor Médico e atual Secretário-Geral da SOBRASA; Ten Cel Médico RR do CBMERJ; Médico do Município do Rio de Janeiro; Membro do Conselho Médico e Prevenção da International Lifesaving Federation - ILS; Membro da Câmara Técnica de Medicina Desportiva do CREMERJ. www.szpilman.com